Um adolescente foi apreendido suspeito de participação no tiroteio no último sábado (6), na Barra do Ceará, em Fortaleza. Três pessoas foram baleadas na ação criminosa, entre elas uma criança de 5 anos que morreu vítima de uma bala perdida. O menor foi capturado após cometer ato infracional análogo a homicídio, em Caucaia, na noite desta quarta-feira (10).
Segundo a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, o Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) montou um cerco a uma residência situada no bairro Metrópole Sul, em Caucaia.
Conforme informações, o autor dos disparos que vitimaram um homem, de 21 anos, na madrugada de quarta-feira (10), estaria escondido no endereço. O suspeito é um adolescente, de 15 anos, com passagens por atos infracionais análogos a roubo à pessoa, receptação e contravenção penal.
Ao perceber que não conseguiria fugir, o infrator saiu pela porta da frente e se entregou à composição policial. Durante buscas no imóvel, um revólver calibre 38 municiado foi encontrado no sanitário do banheiro da casa e 19 munições do mesmo calibre foram encontradas debaixo da cama. Além disso, foram apreendidas diversas porções de maconha e uma motocicleta.
O adolescente e o material apreendido foram conduzidos até a Delegacia Municipal de Caucaia. Nessa unidade policial, o adolescente foi autuado em flagrante pelos atos infracionais análogos aos crimes de homicídio, organização criminosa, tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. O jovem encontra-se à disposição da Justiça
Tiroteio na Barra do Ceará
Segundo testemunhas, homens chegaram atirando em um indivíduo que seria o alvo dos disparos. O rapaz, um adolescente de 12 anos e a criança foram atingidas. As três pessoas baleadas foram encaminhadas para a Unidade de Pronta Atendimento (UPA) do Bairro Cristo Redentor. A criança não resistiu aos ferimentos e morreu na unidade de saúde. Não há atualizações sobre o estado de saúde das outras vítimas.
Segundo informações da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), os suspeitos tinham intenção de matar um homem de 23 anos, que foi atingido pelos disparos e sobreviveu.
O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa segue à frente das diligências visando elucidar o caso, bem como identificar e capturar os suspeitos de praticarem o crime.
Na segunda-feira (8), foi preso o primeiro suspeito de participação no tiroteio que terminou com a criança de 5 anos morta. Trata-se de um homem de 20 anos foi preso.
Conforme informações da Polícia Militar do Ceará, Kairo Gustavo Oliveira Sena foi capturado no bairro do Carlito Pamplona. Os PMs receberam informações do Serviço de Inteligência (S.I) do batalhão, sobre o possível local onde o suspeito estaria escondido.
“Montado o cerco, os policiais da equipe da Força Tática conseguiram abordar o suspeito em frente a residência que estava escondido. No momento da prisão, o suspeito quebrou seu próprio aparelho celular”, informou a Polícia Militar.
Kairo foi conduzido ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), onde foi autuado pelo crime de homicídio (art. 121 do Código Penal). Ele já responde por dois outros crimes de homicídio.
Leia mais | Criança de cinco anos morre após ser atingida por bala perdida em Fortaleza
Denúncias
A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia.
As denúncias também podem ser feitas pelo telefone (85) 3101-3360, da Delegacia Metropolitana de Caucaia. O sigilo e o anonimato são garantidos.