O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou, nesta sexta-feira (12), para primeira visita ao Ceará desde que iniciou o terceiro mandato. O chefe do Executivo visita equipamentos de Fortaleza e do Crato, no Cariri, ao lado do ministro Camilo Santana e outras figuras políticas do estado, como o governador Elmano de Freitas.
Durante o discurso de lançamento do programa federal de Escolas de Tempo Integral, Lula destacou a educação cearense. O presidente também afirmou que a escolha de Camilo Santana e Izolda Cela para compor a equipe do MEC foi pautada pelos excelentes resultados do Ceará na área.
“Nos últimos anos, todas as provas feitas em todos os estados brasileiros o Estado do Ceará sempre foi qualificado como estado de melhor qualidade de educação. Então na hora que eu tive de escolher o time eu não tive dúvida”, indicou o chefe do Executivo Nacional.
Está é a primeira visita de Lula ao Ceará desde que foi eleito para o terceiro mandato como presidente do Brasil, em outubro de 2022. Duranta a fala no Centro de Eventos do Ceará, o petista prometeu retornar ao estado mais vezes e prometeu trazer mais qualidade de vida para a região nordeste.
“Eu vou voltar ao Ceará muitas vezes, porque eu quero recuperar outra vez a dignidade do povo nordestino. O povo nordestino não nasceu para aparecer na imprensa porque tem muita mortalidade infantil, porque tem muito analfabeto, porque tem menos doutor, menos mestre. Eu quero que o povo nordestino viva igual às pessoas das melhores regiões desse país”, declarou Lula.
O presidente também destacou que está empenhado em refazer a sociedade brasileira, para isso vai precisar da colaboração de governadores e prefeitos. Lula reforçou que quer garantir diretos básicos para o povo nordestino.
“A gente tem direito de trabalhar, de almoçar, jantar. A gente tem direito de ir ao teatro, ao cinema, a gente tem direito de participar de toda atividade cultural. A gente tem direito de comprar as coisas que nossa produzimos, os bens materiais que produzimos. É essa a sociedade que quero criar. É por isso que eu tô de volta.”
Leia também | Lula visita o Ceará ao lado do ministro Camilo Santana; confira agenda do presidente