Ícone do site Portal GCMAIS

Governo apresenta nova proposta de gestão compartilhada do Parque de Jericoacoara

Laudo técnico diz que terras de empresária não chegam a Jericoacoara: "falhas históricas"

Foto: Divulgação

O Parque Nacional de Jericoacoara teve uma nova proposta de gestão compartilhada anunciada pela Procuradoria-Geral do Estado Ceará (PGE-CE) e as Secretarias do Meio Ambiente e do Turismo. De acordo com o Governo do Ceará, o objetivo é “estabelecer, entre a União, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Estado do Ceará, a gestão do Parque Nacional de Jericoacoara de forma compartilhada, priorizando o fortalecimento das comunidades do entorno e o desenvolvimento do turismo ecológico, para melhor consecução da preservação dos ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica do PNJ”.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<

O documento acolheu sugestões da população dos municípios que integram o Parque. O modelo de gestão compartilhada de Unidades de Conservação (UC) busca unir esforços da gestão pública com atores sociais e instituições locais.

Entre outras iniciativas apresentadas, estão a de revitalizar e/ou construir novas infraestruturas de apoio à visitação na área do PNJ; fortalecer a preservação, monitoramento e manejo ambiental, conforme estabelecido no Plano de Manejo; estimular o desenvolvimento de pesquisas científicas na área protegida e entorno e promover ações que garantam a mobilidade da população, especialmente de trabalhadores.

Após a incorporação ao documento das contribuições do Ministério do Meio Ambiente e do ICMBio, a proposta continuará aberta a melhorias, frisa o Governo do Ceará.

Publicidade

Leia mais | Jericoacoara figura entre os dez destinos mais procurados na internet

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Sair da versão mobile