O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em visita ao Ceará nesta sexta-feira (12), afirmou que dará um tratamento especial ao estado durante o seu mandato. Em discurso no Centro de Eventos, o petista declarou que sempre foi bem tratado pelo povo cearense, estado onde obteve 3.807.782 votos no segundo turno das eleições de 2022.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
“O governo federal não faltará ao povo do Ceará. Elmano [governador do estado], pode ficar certo de que você será tratado da mesma forma que eu tratei o Cid Gomes quando fui presidente, porque eu não olho a cara do governador, eu não olho o partido, e sim a necessidade do povo. E é por isso que o Ceará será bem tratado porque o Ceará me trata muito bem”, disse o presidente.
O Governo Federal lançou, no Ceará, o Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Educação Básica. A iniciativa prevê investimento de quase R$ 4 bilhões, entre 2023 e 2026, para a conclusão de mais de 3.500 obras de infraestrutura escolar paralisadas ou inacabadas em todo o Brasil.
Lula assinou a Medida Provisória que institui o Pacto em solenidade realizada no Parque de Exposições do Crato, com as presenças do ministro da Educação, Camilo Santana, do governador do Ceará, Elmano de Freitas, e de outras autoridades. A MP agora aguarda aprovação de lei no Congresso Federal.
Lula no Ceará
Mais cedo, o presidente esteve no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, para o lançamento do programa federal Escolas de Tempo Integral falou. Lula falou sobre a oferta de espaços adequados e, assim, conseguir ampliar o acesso à educação pública de qualidade para os brasileiros desde os primeiros anos de vida.
“Estamos investindo R$ 4 bilhões para recuperar todas as obras educacionais que foram iniciadas no meu governo e no governo da Dilma, mas o governo anterior não continuou. Só aqui no Ceará são 224. Este País não vai para a frente se não investir em educação. O maior patrimônio que uma mãe quer deixar para os seus filhos não é uma casa ou um carro, é um diploma. Eu sei, na minha pele, o que é não ter profissão. A pessoa sem profissão não trabalha onde ela quer, mas onde pode. Nós vamos investir na educação do Ceará, porque aqui, nessa terra, nasceu um gênio chamado Patativa do Assaré, que na música que escreveu e Luiz Gonzaga cantava, dizia: ‘só deixo meu Cariri no último pau-de-arara’. Não quero que deixem o Cariri por necessidade, mas para passear, viajar. Eu voltei para olhar para o meu Nordeste e ajudá-los a melhorar de vida. Graças ao caráter que minha mãe me deu e ao povo do Nordeste, eu sou presidente três vezes. Viva o Nordeste e o meu querido povo do Cariri”, declarou Lula.
Leia também | No Crato, Lula anuncia que voltará ao Ceará entre junho e julho deste ano