A abolição da escravidão foi um processo histórico que aconteceu em diferentes momentos e de maneiras distintas em diversos países do mundo. Aqui está uma linha do tempo resumida da abolição da escravidão em algumas regiões:
- 1772: Reino Unido – O juiz britânico Lord Mansfield proclama que a escravidão não é reconhecida pela lei inglesa, contribuindo para o fim gradual da escravidão na Inglaterra e em suas colônias.
- 1793: França – A abolição da escravidão é proclamada na França durante a Revolução Francesa, mas é posteriormente revogada em 1802. A escravidão é abolida novamente em 1848.
- 1807: Estados Unidos – O tráfico transatlântico de escravos é proibido nos Estados Unidos.
- 1833: Império Britânico – O Ato de Abolição da Escravatura é aprovado pelo parlamento britânico, dando liberdade aos escravos em todo o Império Britânico.
- 1861: Rússia – A servidão é abolida no Império Russo.
- 1863: Estados Unidos – O presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln, emite a Proclamação de Emancipação, libertando os escravos em estados rebeldes durante a Guerra Civil Americana.
- 1865: Estados Unidos – A 13ª Emenda à Constituição dos Estados Unidos é ratificada, abolindo oficialmente a escravidão em todo o país.
- 1888: Brasil – A Lei Áurea é assinada pela princesa Isabel, libertando oficialmente todos os escravos no Brasil.
Esses são apenas alguns exemplos da abolição da escravidão em diferentes países e regiões do mundo. No entanto, é importante lembrar que o fim da escravidão não significou o fim da exploração e da discriminação racial, que ainda persistem em muitos lugares.
Saiba mais | Data da sanção da Lei Áurea evoca reflexões sobre a escravidão nos tempos atuais
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<