De acordo com a tradição católica, Nossa Senhora de Fátima teria revelado três segredos às três crianças, Lúcia, Francisco e Jacinta, durante as aparições em Fátima, Portugal, em 1917. Esses segredos são conhecidos como os Segredos de Fátima. A seguir, confira um resumo dos três segredos.
Os segredos de Nossa Senhora de Fátima
- Primeiro Segredo: A visão do inferno e a necessidade da oração e penitência. Nossa Senhora teria mostrado às crianças uma visão do inferno, para onde as almas dos pecadores condenados vão. Ela teria pedido que rezassem e se sacrificassem pelos pecadores, a fim de evitar que mais pessoas fossem para o inferno.
- Segundo Segredo: A consagração da Rússia ao Imaculado Coração de Maria. Nossa Senhora teria pedido a consagração da Rússia ao seu Imaculado Coração e advertido sobre os perigos do comunismo e dos erros propagados por ele. Ela afirmou que, se o pedido fosse atendido, a Rússia se converteria e haveria paz. Esse segredo foi revelado ao mundo pela Igreja Católica em 1942.
- Terceiro Segredo: Uma visão apocalíptica e o atentado contra um Papa. O terceiro segredo, mantido em sigilo por muitos anos, foi revelado pela Igreja Católica em 2000. Ele descreve uma visão apocalíptica, que inclui uma grande perseguição à Igreja Católica e o martírio de fiéis, bem como um atentado contra a vida de um Papa. Embora tenha gerado várias interpretações e especulações, a Igreja afirmou que o terceiro segredo foi cumprido com o atentado contra o Papa São João Paulo II, ocorrido em 1981.
Os Segredos de Fátima desempenham um papel importante na devoção e nas interpretações dos eventos ocorridos no mundo, e eles continuam a ser objeto de estudo e reflexão por parte dos fiéis católicos e da Igreja.
Conheça mais sobre a devoção
As aparições de Nossa Senhora de Fátima ocorreram entre maio e outubro de 1917 e foram testemunhadas por Lúcia de Jesus, de 10 anos, e seus primos Francisco e Jacinta Marto, de 9 e 7 anos, respectivamente.
De acordo com a tradição católica, a primeira aparição de Nossa Senhora de Fátima ocorreu em 13 de maio, quando as crianças estavam pastoreando o rebanho de ovelhas da família na Cova da Iria. No local, elas viram uma luz brilhante e, ao se aproximarem, perceberam a figura de uma mulher vestida de branco, com um terço nas mãos e um rosário no braço esquerdo. A mulher pediu às crianças que voltassem ao mesmo local no dia 13 de cada mês seguinte, quando lhes faria novas revelações.
Nas aparições seguintes, Nossa Senhora de Fátima teria feito diversas profecias e revelações aos três pastorinhos, incluindo a visão do inferno, a importância da oração e da penitência, a necessidade da consagração da Rússia ao Imaculado Coração de Maria e a promessa de um milagre para o dia 13 de outubro de 1917.
O milagre do dia 13 de outubro
Em 13 de outubro de 1917, cerca de 70 mil pessoas se reuniram na Cova da Iria para presenciar o chamado “Milagre do Sol”, quando o sol teria parecido “dançar” no céu e emitir diversas cores, em um evento que foi interpretado como uma confirmação das aparições de Nossa Senhora de Fátima.
Desde então, Nossa Senhora de Fátima se tornou uma figura importante da devoção católica, sendo considerada padroeira de Portugal e de diversos outros países. O Dia de Nossa Senhora de Fátima é celebrado em 13 de maio como uma forma de homenagear a figura da Virgem Maria e de lembrar as aparições e revelações feitas aos pastorinhos em Fátima.
Leia também | Oração de Santo Expedito para causas urgentes e impossíveis
>>> Siga o GCMAIS no Google Notícias <<<