O Governo do Ceará vai ampliar a vacinação contra a influenza para toda a população acima de seis meses de idade a partir de segunda-feira (15). O objetivo é garantir o avanço nas coberturas vacinais e otimizar o uso dos imunobiológicos, frisou a gestão estadual.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<
Conforme a articuladora da Célula de Imunização da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), Ana Karine Borges, é importante alertar, também, sobre a importância e o benefício da vacina para os grupos prioritários considerados de risco, que segue até o dia 31 de maio em todas as unidades básicas de saúde.
A vacina contra a influenza é “composta por vírus inativado e, portanto, não induz o desenvolvimento da gripe”. Entretanto, pessoas com quadros febris ou que tenham suspeita de covid-19 devem aguardar o fim dos sintomas para receber o imunizante.
Apesar de todos os esforços empreendidos na campanha, desde março de 2023, conforme dados do painel LocalizaSUS, o Ceará apresentou um percentual de aplicação de 43% e apenas 28,91% dos integrantes dos grupos prioritários receberam a vacina. Além disso, 39,3% dos casos confirmados da doença estão na faixa etária de cinco a 69 anos de idade.
O Governo do Ceará reforça que o imunizante é um dos mais importantes disponíveis para prevenir síndromes respiratórias causadas pelo vírus da influenza. Sua fórmula foi elaborada para proteger contra os tipos mais comuns – A (H1N1) e B (H3N2) – que circulam a cada temporada.
Leia mais | Fortaleza tem 10 postos de saúde em reforma; confira onde buscar atendimento
>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<