ECONOMIA

Após redução do preço da gasolina e do gás de cozinha, Lula diz que é “só o começo”

Segundo o Chefe do Executivo Federal, o anúncio “é só o começo” de uma série de novidades que serão anunciadas pelo governo federal

Compartilhe:
16 de maio de 2023
Portal GCMAIS

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou um vídeo nas redes sociais, nesta terça-feira (16), comemorando a redução do preço da gasolina e do gás de cozinha, com o fim da paridade de importação. Segundo o Chefe do Executivo Federal, o anúncio “é só o começo” de uma série de novidades que serão anunciadas pelo governo federal.

Após redução do preço da gasolina e do gás de cozinha, Lula diz que é “só o começo”
Foto: Reprodução/Instagram

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

“Se o salário do povo brasileiro é em real, não existe razão para o preço do combustível ser atrelado ao dólar. A Petrobras anunciou que acabou com a política que vinculava o preço dos combustíveis ao dólar. Agora, nossos preços estão abrasileirados. A Petrobras também anunciou que o preço da gasolina, do diesel e do gás de cozinha vai baixar em todo o país”, publicou o presidente.

Lula comemora redução da gasolina e do gás de cozinha

A Diretoria Executiva da Petrobras aprovou a estratégia comercial para definição de preços de diesel e gasolina. A nova política encerra a subordinação dos valores ao preço de paridade de importação. Nesta terça-feira (16), a estatal anunciou a adoção de um novo modelo para definir seus preços. As primeiras quedas nos preços do diesel, da gasolina e do gás de cozinha já foram divulgadas.

Com a mudança anunciada, as referências de mercado serão o custo alternativo do cliente como prioridade e o valor marginal para a Petrobras. No modelo anterior, chamado de Preço de Paridade de Importação (PPI), a empresa considerava o valor do petróleo no mercado global e custos logísticos como o fretamento de navios, as taxas portuárias e o uso dos dutos internos para transporte. Esses itens eram utilizados para realizar os cálculos necessários.

Na prática, os preços seguiam a tendência do mercado internacional: a estatal não tinha autonomia para contrabalancear as grandes variações e para evitar fortes repercussões no Brasil que chegassem ao consumidor. Com esse modelo, a Petrobras alcançou recordes de lucros e distribuição de dividendos. Os resultados do segundo semestre de 2022, por exemplo, permitiram um repasse histórico aos acionistas de R$ 87,8 bilhões.

Leia também | Petrobras anuncia fim da paridade de importação; entenda o que significa

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.