ALERTA

77% dos brasileiros fazem uso de medicamentos sem orientação médica

Ministério da Saúde alerta que o uso indiscriminado de medicamentos e a automedicação são os principais responsáveis pelos altos índices de intoxicação por remédios

Compartilhe:
17 de maio de 2023
Portal GCMAIS

Dados do Conselho Federal de Farmácia apontam que cerca de 77% dos brasileiros fazem uso de medicamentos sem orientação médica. Além disso, um levantamento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) indica que 18% das mortes por envenenamento no Brasil podem ser atribuídas à automedicação.

77% dos brasileiros fazem uso de medicamentos sem orientação médica
Foto: Reprodução

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Apesar de serem a cura para inúmeras doenças, os medicamentos, se forem utilizados de forma incorreta, podem causar graves riscos à saúde, levando a dependência e até mesmo a morte. É o que destaca o diretor do Sindicato do Comércio Varejista dos Produtos Farmacêuticos do Estado do Ceará (Sincofarma), Maurício Filizola.

“É necessário buscar o profissional habilitado. Aí entra o médico, para que ele possa verificar o problema de saúde e acrescentar alguns exames, e dali vir uma prescrição médica para a farmácia, sob a orientação de um farmacêutico”, afirma Filizola.

Uso de medicamentos sem orientação médica

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), hospitais gastam de 15% a 20% de seu orçamento com tratamento para pessoas que fizeram uso de automedicação e tiveram complicações. Já o Ministério da Saúde alerta que o uso indiscriminado de medicamentos e a automedicação são os principais responsáveis pelos altos índices de intoxicação por remédios.

Se engana quem acredita que a intoxicação ocorre somente com medicamentos de uso controlado, como os de tarja preta. Pode acontecer também com remédios isentos de prescrição, comprados sem receita médica, como os antitérmicos e analgésicos. Apesar de apresentarem risco mínimo e poucos efeitos colaterais, o paracetamol, em excesso, pode provocar gastroenterite, que é a irritação e inflamação do tubo digestivo, e a hepatotoxicidade, que é uma inflamação no fígado.

Em casos de intoxicação medicamentosa, é importante procurar ajuda médica o quanto antes. Os sintomas mais frequentes são sudorese, diarreia, vômito, tontura, palpitação, mudança de comportamento e sedação.

Acompanhe a reportagem de Evelyn Ferreira, da TV Cidade Fortaleza:

Leia também | Comissão Especial do Hidrogênio Verde debate tecnologia no setor

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.