Ícone do site Portal GCMAIS

Duas avenidas de Fortaleza passam por mudanças para redução de velocidade

Prefeitura de Fortaleza inicia intervenções viárias em duas avenidas que terão velocidade reduzida para 50km

Foto: Prefeitura de Fortaleza

As avenidas Dom Manuel e Aguanambi, em Fortaleza, vão passar por intervenções a partir da noite desta quarta-feira (17) para redução da velocidade máxima das vias para 50km/h. Entre as ações previstas pela Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), estão a renovação de toda sinalização vertical e horizontal, reforço da visibilidade nas áreas próximas aos semáforos e readequação da velocidade. As calçadas também vão ser aumentadas e será  implantado estágio exclusivo para pedestre nos cruzamentos da avenida Dom Manuel com avenida Santos Dumont, da avenida Dom Manuel com Rua Pinto Madeira e da rua Visconde do Rio Branco com avenida Aguanambi.

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

As duas avenidas foram escolhidas para iniciar essa nova etapa da redução da velocidade por possuírem alta taxa de acidentes e um grande fluxo de veículos, de acordo com dados da AMC. Entre janeiro de 2019 e março de 2023, foram registrados 242 acidentes com vítimas feridas, cinco fatais e 40 atropelamentos. Será dado um período educativo de três meses até que os condutores se adaptem à mudança. Após esse período, as multas começam a ser aplicadas.

Veja as outras avenidas que vão ter a velocidade máxima reduzida

Até julho, dez avenidas de Fortaleza terão a velocidade máxima reduzida para 50 km/h. Conforme anunciado pela Prefeitura de Fortaleza, em maio, a velocidade mudará nas avenidas Dom Manuel, Aguanambi, 13 de Maio e Porto Velho. Em junho, será a vez das avenidas Pontes Vieira, Avenida I (José Walter) e Carneiro de Mendonça. Em julho, a redução da velocidade das vias chega às avenidas Alberto Craveiro, Paulino Rocha e Silas Munguba.

A medida faz parte de um pacote de ações anunciado pela gestão municipal, no início do mês de maio, com investimento de R$ 9 milhões. Ao longo dos próximos três meses, serão executadas intervenções de sinalização, infraestrutura, educação viária, fiscalização preventiva e comunicação, destacou a gestão municipal.

Publicidade

Redução da velocidade não impacta no tempo de viagem

Um levantamento inédito da AMC analisou a relação entre a readequação de velocidade nas vias de Fortaleza e o tempo médio de deslocamento. O estudo, que avaliou seis vias submetidas à intervenção, mostrou um aumento de apenas 6,08 segundos no tempo médio de viagem a cada quilômetro percorrido. O dado considera o tráfego de um dia completo nas avenidas Augusto dos Anjos, Coronel de Carvalho, Osório de Paiva, Bernardo Manuel, Bezerra de Menezes, Jovita Feitosa e José Bastos.

“Nossas intervenções são norteadas por estudos técnicos e os dados comprovam que readequar esse limite é uma das mais eficazes para que continuemos diminuindo a violência no trânsito. Ajustes no limite da velocidade não impactam no tempo de viagem, mas fazem total diferença na preservação de vidas”, reforça o superintendente da AMC, Antônio Ferreira.

A readequação da velocidade máxima nas avenidas em Fortaleza já reduziu em 68,1% a quantidade de acidentes com mortes, de acordo com a Prefeitura de Fortaleza. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o excesso de velocidade é responsável por um a cada quatro mortes por sinistros no trânsito. Uma readequação de 60 para 50 km/h aumenta em dez vezes a chance do pedestre sobreviver a um atropelamento.

O pacote de ações da Prefeitura de Fortaleza contempla ainda renovação da sinalização horizontal e vertical incluindo 673 cruzamentos, implantação de 10,1 km de infraestrutura cicloviária, seis novos semáforos, 14 estágios exclusivos para pedestres, 36 novos pontos semafóricos com reforço na visibilidade, 30 travessias elevadas e 42 lombadas físicas.

Leia mais | Saiba quais as avenidas de Fortaleza terão velocidade reduzida para 50 km/h; acesse lista

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<< 

Sair da versão mobile