Ícone do site Portal GCMAIS

Sociedade Cearense de Oftalmologia oferece atendimento gratuito para diagnóstico de glaucoma em Fortaleza

Mutirão em Fortaleza oferece exames gratuitos para diagnóstico do glaucoma

Foto: Agência Saúde-DF

A Sociedade Cearense de Oftalmologia (SCO) realiza uma série de iniciativas relacionadas à campanha Maio Verde, voltada para o combate e prevenção ao glaucoma. Dentre as ações de saúde, em Fortaleza, estão a prestação de atendimentos médicos oftalmológicos gratuitos para auxiliar a população no diagnóstico do glaucoma. As consultas acontecem até sexta-feira (19). Para agendar, basta ligar para os números: (85) 98917.2728 / 98106.1093.

Além das consultas médicas, os pacientes poderão fazer exames oftalmológicos gratuitos, como a tonometria e o fundo de olho. Os procedimentos são meios para o diagnóstico do glaucoma e posterior tratamento. Ações educativas também estarão sendo realizadas em espaços públicos de Fortaleza levando mais informações sobre a patologia.

No Brasil, estima-se que mais de 35 milhões de pessoas tenham problemas de visão, sendo pelo menos 900 mil pacientes diagnosticados com glaucoma. No mundo, são cerca de 64,3 milhões de pessoas acometidas pela doença.

“O glaucoma é uma doença oftalmológica grave, responsável por acometer milhares de pessoas em todo o mundo. Mas, o importante é que ele tem tratamento, quando diagnosticado corretamente. Por isso, estamos nessa campanha para conscientizar a população da importância de buscar atendimento com um médico oftalmologista”, destaca Dra. Juliana de lucena, presidente da SCO.

Combate e prevenção do Glaucoma

O glaucoma é uma doença que acomete os olhos e é provocada pela elevação da pressão ocular. É uma doença que não tem cura e quando não é tratada pode levar à cegueira.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) destaca que o glaucoma é a segunda maior causa de cegueira no mundo, ficando atrás apenas da catarata. A doença causa aumento da pressão interna do olho e alteração irregular no fluxo de sangue dentro do órgão, o que pode afetar o campo visual e levar até a cegueira permanente.

Publicidade

A doença pode se desenvolver durante meses ou anos sem apresentar nenhum sintoma. Os sintomas só aparecem na fase mais avançada, quando a pessoa começa a esbarrar nas coisas, pois está perdendo a visão periférica (vê bem o que está na sua frente, mas não enxerga o que está dos lados).

Pessoas que têm parentes portadores de glaucoma, indivíduos com mais de 40 anos, pacientes com alto grau de miopia e diabéticos devem estar ainda mais atentos à realização dos testes de rotina.

O glaucoma é diagnosticado quando a pessoa faz exame oftalmológico cuidadoso e o médico mede a pressão intra-ocular. Às vezes podem ser necessários outros exames, como de fundo de olho e campo visual.

Após o diagnóstico, o tratamento vai desde a utilização de colírios, que baixam a pressão ocular, a cirurgias e ao uso do laser.

A melhor maneira de agir na prevenção e combato ao glaucoma é consultar um médico oftalmologista pelo menos uma vez por ano. Sendo uma doença crônica e sem cura, ele pode ser controlado com o uso de medicamentos apropriados que normalizam a pressão intra-ocular e impedem que a doença avance provocando a perda da visão.

Leia também | Governo Federal libera mais de R$ 8,6 milhões para reduzir filas de cirurgias no Ceará

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile