A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, cumpriu agenda no Ceará nesta quinta-feira (18) e lançou a 1º Caravana para elaborar o Plano Juventude Negra Viva (PJNV). A caravana conta com a participação social de 100 jovens negros e encerra nesta sexta-feira (19). O evento está sendo realizado no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Anielle destacou a escolha do Ceará para receber a primeira caravana para o PJNV e disse que uma parceria se inicia com o governo do estado.
“Aqui, nós temos muita coisa, a gente está construindo algo coletivo e algo que a gente faça com que a política pública chegue na ponta. Não basta a gente estar no Ministério da Igualdade Racial pensando nos programas sem que a política não chegue aqui, seja a caravana, seja pelo Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial, seja na correlação com o ministro da Educação, a gente vai fazer isso acontecer coletivamente e sabemos que temos essa parceria aqui é boa”, destacou a ministra.
Plano Juventude Negra Viva
O PJNV é um plano que vai nortear a elaboração de políticas e soluções para os principais problemas e dificuldades que a juventude negra enfrenta, principalmente, a redução da letalidade entre jovens negros no Brasil. Após a exposição das problemáticas e dificuldades apresentadas pelos jovens, o Governo Federal vai elaborar o PJNV, que deve levar em consideração as particularidades de cada região. Para a efetivação das soluções e medidas para sanar as problemáticas e dificuldades da população jovem negra, Estados e Municípios deverão atuar para efetivação das ações.
A Caravana da Juventude é uma das principais ações para a preparação do PJNV, tendo em vista possibilitar a retomada da política democrática a partir de canal direto de diálogo com a sociedade civil organizada, bem como do princípio federativo republicano de diálogo com as gestões dos entes subnacionais. Dentre as ações e medidas que devem compor o Plano Juventude Negra Viva estão os eixos temáticos de segurança pública e acesso à justiça; geração de trabalho, emprego e renda; educação; democratização do acesso à cultura e à ciência e tecnologia; promoção da saúde e garantia do direito à cidade e à valorização dos territórios.
Ministra Anielle Franco no Ceará
Leia também | Ministra da Saúde libera recursos para ampliar hospital no interior do Ceará