Vinte prefeitos devem se filiar ao partido Republicanos no Ceará. O anúncio foi feito, nesta sexta-feira (19), pelo presidente da legenda no Estado, Chiquinho Feitosa, durante encontro estratégico para as eleições de 2024. O evento aconteceu na Assembleia Legislativa do Ceará, em Fortaleza, e contou com a presença do presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira, de correligionários, de vereadores e de outras lideranças também participaram.
“Eu tenho certeza que o partido vai crescer muito, poderá ter o prefeito de Fortaleza e de outras cidades aqui do Estado”, disse o presidente do Republicanos de Fortaleza, Ronaldo Martins.
O prefeito de Caucaia, Vitor Valim, que está sem partido, participou do encontro e afirmou que está em busca de uma nova sigla e que essa filiação depende de articulações políticas. “Nós temos um líder, que é o senador Camilo Santana (PT). Então, depois de alinhamentos com nosso líder, eu vou para onde eu puder contribuir mais”, disse Vitor Valim. Na terça-feira (16), o prefeito de Caucaia disse que recebeu convite para filiação ao Partido dos Trabalhadores (PT). Apesar de ter sido eleito por um partido de oposição, nas eleições de 2022 o gestor declarou apoio a Elmano de Freitas para o governo do Ceará, a Camilo Santana para o Senado e a Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a Presidência.
Evandro Leitão nas eleições 2024
No encontro do Republicanos, também foi abordada a possível filiação do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado estadual Evandro Leitão, filiado ao PDT. Segundo o líder do Republicanos no Estado, Chiquinho Feitosa, as portas do partido estão abertas para o parlamentar concorrer à Prefeitura de Fortaleza.
“O Republicanos também é a casa do Evandro. A Cristiane Leitão, esposa do presidente da Assembleia, é nossa presidente do Republicanos Mulher, portanto, ele tem convite toda hora para estar no Republicanos, que é também a casa dele. Então, fica sempre à vontade em relação a isso”, afirmou Chiquinho Feitosa.
Evandro Leitão está bem cotado para disputar a Prefeitura de Fortaleza em 202, mas ainda sem definição por qual partido ou coalizão. O pedetista é próximo ao ministro da Educação, Camilo Santana, e ao governador do Ceará, Elmano de Freitas, ambos do PT, que chegaram a cogitar a filiação de Evandro ao partido.
Eleições 2024: Republicanos elegeu apenas dois prefeitos no último pleito
Com as filiações anunciadas nesta sexta-feira (19), o Republicanos se tornará uma das cinco maiores forças políticas do Estado em número de Prefeituras e para negociar tendo em vista as eleições de 2024. No último pleito, em 2020, o partido elegeu apenas dois prefeitos no Ceará: Aratuba, com Joerly Vitor, e Paraipaba, com Ariana Aquino.
Leia também | PT quer Evandro Leitão para disputar a prefeitura, afirma De Assis Diniz