Economista Roberto Campos Neto será homenageado em razão das ações de democratização e inclusão financeira
Presidente do Banco Central recebe Prêmio Inovação para o Desenvolvimento Econômico, em Fortaleza
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, será agraciado com o Prêmio Inovação para o Desenvolvimento Econômico, no dia 29 de maio, durante evento promovido pelo Conselho Regional de Economia do Ceará (Corecon-CE) em parceria com o Instituto Brasileiro de Executivos em Finanças (IBEF-CE), em Fortaleza. A cerimônia será realizada na Universidade de Fortaleza (Unifor).
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<
O presidente será homenageado em razão das ações de democratização e inclusão financeira. O sistema foi estruturado na gestão de Roberto Campos Neto, que “revolucionou o sistema bancário nacional, permitindo celeridade e maior eficiência do sistema de pagamentos e transferências de recursos no Sistema Financeiro Nacional”.
O presidente do Corecon-CE, Igor Lucena, ressalta que “o prêmio é uma forma de incentivar pesquisas e estudos, nas esferas pública e privada, sobre questões econômicas importantes e de reconhecer os esforços e realizações dos economistas que buscam soluções para os desafios econômicos do mundo”.
Conforme o Banco Central, no último mês de abril, o Pix já alcançava mais de 147 milhões de usuários, 410 milhões de contas e 600 milhões de chaves cadastradas. Somente no mês de abril foram movimentados mais de R$ 1,1 trilhão por meio do Pix.
Ainda segundo Igor Lucena, o economista Roberto Campos Neto não se limitou aos objetivos clássicos do Banco Central, “tendo optado por compreender com mais profundidade os problemas da sociedade brasileira e de aproximar de maneira efetiva o trabalho da autoridade monetária aos anseios de uma sociedade em profunda transformação”.
Prêmio Inovação
A edição 2023 do Prêmio Inovação para o Desenvolvimento Econômico é concedido pelo Corecon/CE, e conta com o apoio institucional, da Universidade de Fortaleza (Unifor), da BS Cash, Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Corpvs Segurança, CERC, Guanabara, Libercard e Sindecon/CE.
Além do trabalho como presidente da autoridade monetária no controle da inflação, defesa do poder de compra, organização e fiscalização do sistema financeiro nacional, a gestão de Roberto Campos Neto à frente do Banco Central vem sendo marcada por três importantes feitos, segundo Igor Lucena: “O primeiro foi a inserção de milhões de brasileiros no sistema financeiro nacional por meio de novas tecnologias como o pix e o open finance. O segundo foi a queda da concentração de crédito no Brasil, que vem diminuindo nos últimos quatro anos, por meio da presença maior de fintechs e cooperativas de crédito, e o terceiro foi o aumento da oferta de crédito provocado pelo registro de recebíveis de cartão, que resolve um problema crônico em nosso país de falta de capital de giro para milhões de micro, pequenas e médias empresas, cujos benefícios serão estendidos a todos os segmentos da economia com a regulamentação das duplicatas eletrônicas, fortalecendo os pilares de eficiência e solidez do Sistema Financeiro Nacional”, destacou.
Evento – Entrega do Prêmio Inovação para o Desenvolvimento Econômico
Data: 29 de maio de 2023, a partir das 18h
Local: Teatro Celina Queiroz (Unifor) / Aberto ao público via inscrição
Link para inscrição: http://www.corecon-ce.org.br/premio-inovacao
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.