O presidente do Estados Unidos, Joe Biden, deseja se encontrar com Lula (PT) para falar sobre a guerra na Ucrânia durante o G7, informou o assessor de Segurança Nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, neste sábado (20). O evento acontece em Hiroshima, no Japão.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<
A agenda do presidente brasileiro divulgada pelo governo para o domingo (21), último dia de atividades, não prevê a reunião com o presidente americano. Biden também quer conversar com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, sobre o mesmo tema. Vale lembrar que Modi se reuniu com Zelesnky neste sábado. O presidente ucraniano pediu que o governo indiano deixe a posição de neutralidade.
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, também propôs a Lula uma reunião bilateral durante a cúpula dos líderes. A informação do convite do presidente ucraniano foi confirmada pelo Itamaraty. Ainda não há, porém, confirmação da data do possível encontro.
Lula se reuniu com o presidente da França, Emmanuel Macron. “Reencontro com o presidente da França, Emmanuel Macron, no G7. Falamos sobre a preservação da Amazônia e caminhos para a construção da paz na Ucrânia. Estamos retomando a amizade e parceria entre nossos países, podemos fazer muitas coisas juntos”, postou o petista nas redes sociais.
Leia mais | No G7, Brasil assina declaração conjunta para combater a fome
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<