Com o objetivo de aumentar o número de doações de sangue do público jovem, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) inicia, nesta segunda-feira (22), a partir das 10h, nova campanha de incentivo ao gesto altruísta. Com o slogan Fazer o Bem Tá na Veia da Juventude, a iniciativa será realizada até o dia 28 de maio na sede do equipamento vinculado à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), em Fortaleza, e nas unidades regionais de Crato, Iguatu, Juazeiro do Norte, Sobral e Quixadá.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
A campanha promovida pelo Hemoce busca conscientizar os jovens cearenses sobre a importância da doação de sangue voluntária e anônima, além de desenvolver uma consciência solidária e contribuir na formação de novos doadores regulares.
Semana do Jovem Doador no Ceará
A campanha faz parte da Semana do Jovem Doador no Ceará, criada no ano passado por meio da Lei Estadual nº 18.283/22. A medida objetiva conscientizar os alunos do Ensino Médio da rede estadual de Educação sobre a importância de se tornarem doadores regulares de sangue, visando a aumentar o estoque de hemocomponentes. A ação foi definida para ocorrer duas vezes ao ano, na última semana dos meses de maio e outubro.
Seja um doador
Para se candidatar à doação de sangue, é preciso estar saudável, bem alimentado, pesar acima de 50 kg, ter de 16 a 69 anos e apresentar um documento oficial com foto. Os menores de idade devem portar o termo de consentimento assinado pelos pais ou responsável legal. Os doadores podem agendar um horário pelo site: doador.hemoce.ce.gov.br ou pelos telefones de cada unidade.
Em Fortaleza, a população pode doar na sede do Hemoce, na Av. José Bastos, 3390 – Rodolfo Teófilo; no posto de coleta da Praça Carlos Alberto Studart Gomes (Praça das Flores), na Av. Desembargador Moreira, s/n – Aldeota; na unidade do Hemoce no Instituto Dr. José Frota (IJF), na Rua Barão do Rio Branco, 1816 – Centro; e até o dia 25 de maio no posto de coleta temporário no Shopping Parangaba, na Rua Germano Franck, 300 – Parangaba.
Já no Interior, os voluntários podem fazer doações nas unidades regionais das cidades de Crato, Sobral, Quixadá, Iguatu e Juazeiro do Norte.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<