O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, foi um dos convidados ilustres do aniversário de 80 anos do prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, comemorado no domingo (21). O parlamentar destacou a relação da sua família com o gestor municipal. “Fez questão de vim pessoalmente para esse evento para garantir o meu abraço ao povo de Maracanaú que tem uma excelente administração. O prefeito Roberto revolucionou a história dessa cidade, levantou a autoestima do seu povo e isso é sempre motivo de orgulho”, disse o parlamentar.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<
Um bolo de 80 metros e o show do cantor Wesley Safadão animaram os moradores de Maracanaú no aniversário de 80 anos do prefeito. “Pretendo comer bastante porque o bolo é grande. Um bolo de 80 metros”, sorriu a dona de casa Rocivalda Pereira. “Estou muito feliz e quero parabenizar porque ele merece ‘tá onde tá’. Graças a Deus e a nós também”, disse a autônoma Patrícia Nunes.
Cada pedaço do bolo de 80 metros contava a história do prefeito Roberto Pessoa. A tradição anima a cidade sempre no aniversário do gestor municipal. A celebração da vida do político teve outros momentos especiais.
Muitas homenagens foram dedicados ao prefeito. O povo indígena Pitaguary fez questão de participar. “O presente é uma benção do nosso povo. É um filtro do sonho e que ele possa filtrar toda a negatividade e trazer só benção para toda sua família”, destacou uma representante do povo indígena.
Roberto Pessoa já esteve em Brasília como deputado federal e está no terceiro mandato à frente da Prefeitura de Maracanaú. “Muita coisa importante aqui. Minha saúde boa e cabeça boa. Agradecer minha família e meus amigos”, agradeceu o prefeito.
Na festa, representantes do secretariado e autoridades da política regional relembraram momentos marcantes e a atuação de Roberto Pessoa no desenvolvimento do Ceará. “Esse cearense Roberto Pessoa tem prestado um grande serviço em todas as áreas e não somente na área empresarial”, reconheceu o ex-deputado federal Raimundo Gomes de Matos.
A deputada federal Fernanda Pessoa falou da contribuição do pai no desenvolvimento de Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza. “A política está nas veias, está no seu sangue. E a gente sabe o amor que ele tem com o povo, de fazer o melhor para o seu povo. E Maracanaú sempre vai ter o que for de melhor na área da saúde, infraestrutura, na educação”, frisou a parlamentar.
E quem foi curtir o aniversário do prefeito Roberto Pessoa ganhou de presente um show do forrozeiro Wesley Safadão. Confira detalhes na reportagem:
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<
Perfil do prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa
Roberto Pessoa é natural de Fortaleza, mas já está no terceiro mandato à frente da Prefeitura de Maracanaú. Em 2020, foi eleito com 66,32% dos votos válidos, um total de 78.859 votos.
O gestor assumiu pela primeira vez o comando do Executivo municipal, em 2005. Mandato que renovou em 2008, obtendo mais de 87% dos votos válidos. No pleito de 2012, fez seu sucessor na prefeitura de Maracanaú: Firmo Camurça. Já em 2018, foi eleito deputado federal, com 102.470 votos.
Filho de Narciso Pessoa de Araújo e Eneida Soares Pessoa, Roberto Pessoa casou-se com Maria José Joventino Pessoa, com quem teve quatro filhos. O prefeito é formado em contabilidade e economia.
Começou na política em outubro de 1990, quando concorreu a uma vaga na Assembleia Legislativa do Ceará, no antigo Partido da Frente Liberal (PFL). Empossado em fevereiro de 1991, integrou as comissões de Orçamento e Finanças, de Agropecuária e Recursos Hídricos, de Economia, Trabalho, Indústria e Comércio, Constituição e Justiça, essa na condição de vice-presidente. Além de exercer a liderança do PFL e presidir sua executiva estadual.
Em outubro de 1994, disputou uma vaga na Câmara dos Deputados, assumindo o mandato em fevereiro do ano seguinte. A maioria dos votos veio da Região Metropolitana de Fortaleza e do litoral leste do Estado. No pleito de 1998, concorreu à reeleição iniciando novo mandato em janeiro de 1999.
Nas eleições de 2002, obteve novo mandato de deputado federal pelo Ceará. No ano seguinte, transferiu-se para o Partido Liberal (PL), e liderou um grupo de deputados que propunham a criação de uma bancada nordestina na Câmara, tendo como tema a criação de uma refinaria no Nordeste, bem como propor mudanças substanciais na proposta original de Reforma Tributária do Executivo para beneficiar o desenvolvimento da região.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<