REPERCUSSÃO INTERNACIONAL

Cineasta cearense Karim Aïnouz exalta Lula e ‘Firebrand’ em Cannes

“Viva o Brasil, viva o cinema brasileiro, viva o Lula e viva a Argélia”, disse o cearense diante de uma plateia do cinema mundial

Compartilhe:
22 de maio de 2023
Portal GCMAIS

O cineasta cearense Karim Aïnouz, 57 anos, exaltou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao final da première mundial de “Firebrand” na noite de domingo (21) no Festival de Cannes. “Viva o Brasil, viva o cinema brasileiro, viva o Lula e viva a Argélia”, disse o brasileiro. Diante de uma plateia do cinema mundial, o diretor fez questão de lembrar do país onde fez história. Em 2019, Karim venceu a mostra Um Certo Olhar de Cannes em 2019 com “A Vida Invisível”.

Cineasta cearense Karim Aïnouz exalta Lula e ‘Firebrand’ em Cannes
Foto: Reprodução

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<

No evento deste ano, Aïnouz, apresentou “Firebrand”, primeiro filme internacional do cearense e que concorre à Palma de Ouro. Estrelado por Alicia Vikander e Jude Law, o filme tem como pano de fundo a vida de Catalina Parr (1543-1547), interpretada por Vikander, última mulher do rei Henrique 8º (1491-1547), vivido por Law. “Estou muito feliz. Tem uma espécie de uma alegria infinita de poder estar na competição, de voltar para cá depois de dois anos, sentindo que tem uma temperatura boa em torno do filme. Ao mesmo tempo, queria que pudesse ser um filme brasileiro. Estou navegando. É estranho estar na competição pela primeira vez com um filme que não é em português. Então estou negociando essas emoções, mas são todas muito boas”, disse o cearense em entrevista ao portal de notícias Uol.

O cearense foi aplaudido com entusiasmo após a exibição do “Firebrand”. “Este projeto veio em um momento muito difícil da minha vida, que foi a eleição do fascismo em que todas as fontes de financiamento público foram cessadas, interrompidas. E veio também da minha vontade de fazer um filme para o mercado de língua inglesa, o maior do mundo, vontade de experimentar. Veio também da repercussão e interesse que ‘Vida Invisível’ teve e também do convite de uma produtora para retratar a Katherine Par”, destacou o diretor.

Leia mais | Em Cannes, cineasta cearense Karim Aïnouz anuncia primeiro filme em inglês

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.