Estão abertas, a partir desta segunda-feira (22), as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (Encceja).
Os interessados têm até o dia 2 de junho para realizar a inscrição. A prova é voltada para pessoas que não concluíram os estudos no tempo adequado e desejam obter o certificado do Ensino Fundamental ou Médio.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
O exame será realizado no dia 27 de agosto, e os resultados só serão divulgados no dia 22 de dezembro.
Não há cobrança de taxa para participar, exceto em casos de participantes que não compareceram no dia da aplicação no ano passado.
O exame
Os candidatos vão resolver uma prova composta por quatro testes objetivos por nível de ensino, cada um com 30 questões de múltipla escolha. Além de uma proposta de redação no gênero dissertativo-argumentativo, seguindo o modelo do Enem.
Para quem deseja certificação de conclusão do Ensino Fundamental, serão exigidos conhecimentos nas seguintes áreas: Ciências Naturais; Matemática; Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; História e geografia.
Já para os candidatos ao certificado de conclusão ao Ensino Médio, as provas serão de: Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação; Ciências humanas e suas Tecnologias.
Leia também | Inep publica edital com regras para o Enem 2023
Veja o cronograma
Inscrições e solicitação de atendimento especializado: 22 de maio até 2 de junho
Provas e divulgação do gabarito: 27 de agosto
Resultados: 22 de dezembro
Sobre o Encceja
O Encceja é uma prova destinada a jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade adequada e desejam obter certificação do Ensino Fundamental ou Ensino Médio. Para participar, basta seguir os critérios de idade, no mínimo 15 anos para o Ensino Fundamental e 18 para o Médio.
Não é preciso pagar taxa de inscrição, exceto os candidatos que se inscreveram na edição anterior e não compareceram no dia da aplicação. Conforme o cronograma, esses candidatos devem justificar a ausência entre 3 a 14 abril, sob o risco de ressarcir ao Inep o valor de R$ 40.