Ícone do site Portal GCMAIS

Gerência da Empregabilidade LGBTQIA+ é lançada nesta segunda-feira

Comissão de Direitos Humanos da Câmara aprova projeto que garante casamento homoafetivo

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O IDT/Sine Centro (Rua Assunção, 699), em Fortaleza, oferece, nesta segunda-feira (22), uma série de atividades voltadas para o público LGBTQIA+.

A programação tem início às 9 horas e fazem parte do Ceará de Oportunidades, mutirão realizado pelo Governo do Estado por meio das secretarias do Trabalho (SET), da Diversidade (Sediv) e do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT). A ação acontece no mês do trabalhador e tem parceria com o Projeto Oportuniza Trans da Secretaria da Diversidade.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<

O público terá oportunidade de acessar serviços como cadastro, consulta de vagas, encaminhamento e seleção para vagas de emprego, atendimento jurídico, serviço social e psicológico.

O secretário do Trabalho, Vladyson Viana, afirma que é missão do Governo do Ceará o combate a qualquer discriminação por orientação sexual ou identidade de gênero. Mesmo com os avanços das leis, ele diz que o preconceito ainda preocupa.

Publicidade

“Um dos pilares do enfrentamento dessa questão é a criação de oportunidades de emprego com geração de renda e autonomia financeira para essas pessoas. A Secretaria do Trabalho tem se empenhado em ampliar parcerias para criar soluções que possam trazer dignidade, reconhecimento e respeito para os LGBTs”, afirma.

Leia mais | Brasil vai oferecer refúgio a pessoas LGBTQIA+ que correm risco de vida em outros países

Mitchelle Meira, secretária da Diversidade, afirma que um dos trabalhos da sua pasta é a inclusão da população LGBTQIA+ no mercado de trabalho e no serviço público, “para que essas pessoas se sintam realmente acolhidas e com cidadania plena para sair do estágio de vulnerabilidade”.

Durante a programação especial, será lançada a Gerência da Empregabilidade LGBTQIA+. A intenção é desenvolver ações voltadas especificamente para a inclusão do segmento LGBT.

A iniciativa visa auxiliar no que acredita ser um desafio ainda maior para este público, que é o enfrentamento a uma vaga no mercado de trabalho.

Segundo o presidente do IDT, “não é admissível que muitas pessoas escondam a sua sexualidade para poder conseguir um emprego. Nesse sentido, o IDT assume o compromisso de captação de vagas de emprego e geração de oportunidades para a melhoria das condições de vida dessas pessoas”.

Em 2021, o órgão desenvolveu em parceria com a Política LGBT do Estado uma ferramenta para o cadastro de LGBTQIA+ no site www.idt.org.br, onde é possível ao trabalhador que se enquadra nesse segmento fazer o seu cadastro e concorrer às vagas disponíveis na rede de atendimento.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile