REPORTAGEM

Jornal da Cidade estreia série “Comida no prato” nesta quarta-feira (24)

Especial vai tratar sobre a questão da fome no Brasil. O programa é transmitido na tela da TV Cidade de Fortaleza a partir das 19h15

Compartilhe:
24 de maio de 2023
Portal GCMAIS

O Jornal da Cidade estreia nesta quarta-feira (24) a série de reportagens “Comida no prato”. O especial vai tratar sobre a questão da fome no Ceará e no Brasil. O especial será transmitido na tela da TV Cidade de Fortaleza a partir das 19h15.

Jornal da Cidade estreia série “Comida no prato” nesta quarta-feira (24)
Foto: Agência Brasil

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

A série será exibida entre maio e junho, nas quartas e segundas-feiras. A primeira das oito reportagens vai traçar um panorama do cenário da fome no Ceará e debater sobre as políticas públicas cearenses que tentam combater esse problema social.

O Ceará é o quarto estado, em números absolutos, onde há mais pessoas passando fome no Brasil. São 2,4 milhões de cearenses nesta condição, o equivalente a 26,3% da população. Os dados são de um estudo realizado em 2022 pela Rede Brasileira de Pesquisa em soberania e segurança alimentar (Penssan) que revela também que, no estado, 81,9% das famílias estão enfrentando algum nível de insegurança alimentar.

Conforme estudo da entidade, no estado, a situação impacta especialmente os domicílios com crianças de até 10 anos e/ou com renda familiar per capita de até meio salário-mínimo. Mais da metade (51,6%) dos lares cearenses nesse perfil estão com restrição moderada ou grave de acesso aos alimentos, em situação de insegurança alimentar. O trabalho mostra ainda que o Ceará possui uma condição em que há instabilidade na capacidade das famílias de acesso aos alimentos expressa, principalmente, pela “preocupação com a falta de alimentos no futuro próximo”.

O Jornal da Cidade é transmitido pelo YouTube do GC Mais. Clique AQUI

Em 2014, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) anunciava que o Brasil estava fora do Mapa da Fome no mundo. Atualmente, quase dez anos depois, a insegurança alimentar volta a atingir mais de 33 milhões de brasileiros, segundo estudo publicado em 2022 pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Penssan).

Campanha da Fraternidade aborda a questão da fome

A emergência sobre o assunto fez com que, pela terceira vez, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) assumisse a realização de uma Campanha da Fraternidade em 2023 que trouxesse luz ao tema, buscando fomentar ações, em todos os níveis, para minimizar os impactos desta realidade na vida do povo brasileiro.

Convocando todos a considerar a fome como referência para reflexão e propósito de conversão, a Campanha da Fraternidade deste ano tem como tema “Fraternidade e Fome” e o lema bíblico, extraído de Mateus 14, 16: “Dai-lhe vós mesmo de comer!”. O lançamento aconteceu oficialmente em fevereiro deste ano.

Leia mais | Ceará lança edital para chamamento público para Rede de Cozinhas Sociais

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.