Ícone do site Portal GCMAIS

Lula cumprimenta Erdogan pela vitória nas eleições da Turquia

Imagem: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) parabenizou na tarde deste domingo (28) Recep Tayyip Erdogan pela nova vitória nas eleições presidenciais na Turquia. O petista desejou um “bom mandato” e afirmou que o presidente turco pode contar com a cooperação do Brasil.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

“Cumprimento @RTErdogan pela reeleição como presidente da Turquia. Desejo um bom mandato, de muito trabalho para o melhor do povo turco. E conte com a parceria do Brasil na cooperação global pela paz e no combate à pobreza e desenvolvimento do mundo”, disse Lula no Twitter.

Leia mais | Receita combate fraudes envolvendo falsas deduções com saúde no Imposto de Renda

Segundo o Alto Conselho Eleitoral, Erdogan venceu com 52,16% dos votos válidos. E a oposição obteve 47,84%. Até o momento, 99,85% dos votos foram apurados.

Erdogan está no poder na Turquia há 20 anos. Antes, ele atuou como primeiro-ministro e, agora, conquistou seu terceiro mandato consecutivo como presidente. Dirigindo-se a apoiadores, ele reconheceu que a população deu a ele a responsabilidade de governar o país pelos próximos cinco anos.

Publicidade

O presidente russo, Vladimir Putin, também parabenizou Erdogan pela vitória. A Turquia é um país-membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e chegou a intermediar negociações de paz entre Rússia e Ucrânia no início do conflito no leste europeu, no ano passado.

Opositor

O candidato da oposição nas eleições presidenciais da Turquia, Kemal Kilicdaroglu, disse neste domingo (28), na cidade turca de Ancara, que continuará a liderar sua luta, depois que os primeiros resultados mostraram que ele perdeu, como ele mesmo definiu, “a eleição mais injusta em anos”. Kemal Kilicdaroglu disputava o pleito com o atual presidente turco, Tayyip Erdogan.

Kilicdaroglu declarou que os resultados do segundo turno das eleições, realizado neste domingo, mostraram a vontade do povo de mudar um governo autoritário. Kemal Kilicdaroglu afirmou ainda que está triste com os “problemas” que aguardam a Turquia.

Do outro lado, o presidente Tayyip Erdogan reivindicou a vitória na eleição presidencial, mesmo sem ter sido divulgado o resultado final oficialmente. Dirigindo-se aos apoiadores, Erdogan disse que os eleitores lhe deram a responsabilidade de governar por mais cinco anos, além dos 20 anos em que se esteve do poder. “O único vencedor é a Turquia”, comemorou Erdogan, em Istambul.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<< 

 

Sair da versão mobile