Após tensões entre o prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), e o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), os dois gestores estiveram juntos nesta segunda-feira (29), no evento de entrega de moradias do módulo V do Residencial Cidade Jardim, no bairro José Walter, na capital. A solenidade também contou com a presença do ministro das Cidades, Jader Filho (MDB). Apesar das críticas públicas entre Prefeitura e Governo nos últimos meses, Sarto minimizou os embates e afirmou que mantém uma relação institucional.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
“Eu aqui estou como gestor. A parceria a que eu sempre me refiro é a parceria para Fortaleza. […] Fortaleza não tem culpa se fulano briga com sicrano, beltrano não gosta de fulano. Fortaleza quer e precisa é de resultados”, disse o prefeito.
“Meu partido é Fortaleza. Eu sou filiado do PDT, com muita honra, mas eu sou prefeito de toda a cidade. Assim como compreendo que o governador é governador do Estado do Ceará, Fortaleza é a capital do Estado do Ceará e o ministro é ministro de Estado do presidente Lula (PT). O Ceará está inserido na União. Agora, a vida acontece é na cidade. É aqui onde nós vivemos. Conceitos de União e Estado é mais jurídico. Agora, a vida acontece é na cidade”, complementou Sarto.
Sarto em evento com Elmano
No último dia 16 de maio, prefeito e governador apareceram juntos no Palácio da Abolição, para a assinatura do contrato de Parceria Público-Privada (PPP) para universalizar o esgotamento sanitário na capital e em outros seis municípios.
No mês de abril, a troca de acusações entre Sarto e Elmano se intensificou, principalmente sobre as lotações nas unidades de saúde da capital cearense. À época, o prefeito chegou a afirmar que “Todo mundo sabe que Fortaleza carrega a saúde do Ceará nas costas”. Elmano, por outro lado, declarou que o aumento da demanda em hospitais estaduais ocorreu por uma “decisão da prefeitura de fechar serviços de saúde”.
Relação estremecida
No fim de abril, Sarto fez cobranças públicas e disse que aguardava disponibilidade de agenda para se reunir com Elmano. Durante entrevista, o governador disse que não recebeu pedido oficial de reunião e sinalizou que o encontro pode acontecer.
No entanto, a assessoria de comunicação da Prefeitura de Fortaleza informou sobre o histórico de contatos pessoais e oficiais do prefeito José Sarto com o governador Elmano de Freitas, nos quais foram solicitadas reuniões para tratar das parceiras entre Estado e Município.
Leia também | Após tensões e críticas públicas, Sarto nega ruptura com Elmano: “divergência madura”