ESTRADAS

232 motoristas são flagrados por excesso de velocidade a cada hora nas rodovias federais brasileiras

Balanço da Polícia Rodoviária Federal aponta crescimento de 45% nas autuações durante o primeiro trimestre de 2023

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31 de maio de 2023
Portal GCMAIS

Quatro motoristas foram multados, a cada minuto, por excesso de velocidade nas rodovias federais brasileiras durante o primeiro trimestre deste ano. Segundo balanço da Polícia Rodoviária Federal (PRF), foram emitidas 501.453 autuações entre janeiro e março de 2023, uma alta de 45% em relação ao mesmo período do ano anterior.

232 motoristas são flagrados por excesso de velocidade a cada hora nas rodovias federais brasileiras
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O excesso de velocidade é a quarta maior causa de acidentes de trânsito, resultando em 11 sinistros diários. Durante o período de janeiro a março, foram registradas 986 ocorrências, colocando o excesso de velocidade logo após a falta de atenção dos motoristas como principal fator de incidentes no trânsito.

“Esses dados revelam a exata dimensão da situação de insegurança em que vivemos. O motorista brasileiro continua muito imprudente e violento e isso se traduz nos números apresentados pela PRF”, afirma o diretor científico da Associação Mineira de Medicina do Tráfego (Ammetra), Alysson Coimbra.

O levantamento da PRF contempla as autuações por radares móveis e fixos. Depois da polêmica envolvendo a suspensão das fiscalizações com radares móveis no governo anterior, o número de fiscalizações com esse tipo de equipamento cresceu 30,5% nos três primeiros meses deste ano, quando foram realizadas 6.266 fiscalizações.

Neste período, o tempo de operação dos radares móveis chegou a 12.200 horas, uma alta de 35,7% em relação ao mesmo período do ano anterior.

“Essa é a boa notícia e um claro sinal de que voltaremos a ter uma política pública voltada para a preservação de vidas no trânsito. Trafegar com velocidade incompatível reduz as possibilidades de sucesso em frenagens e reações do motorista, provocando colisões, saída de pista e capotamentos”, comenta Coimbra.

Segundo Alysson, os limites de velocidade determinados nas rodovias existem para garantir a condições mínimas de segurança. “Partindo do princípio de que o ser humano comete erros e é vulnerável a lesões no trânsito, a gestão e controle de velocidade é uma medida imediata e efetiva para reduzir essas tragédias que são evitáveis”, finaliza Coimbra.

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Ranking das principais causas de acidentes em rodovias federais no 1º Trimestre de 2023

Reação tardia ou ineficiente do condutor: 2.171
Ausência de reação do condutor: 2.006
Acessar a via sem observar a presença dos outros veículos: 1.431
Condutor deixou de manter distância do veículo da frente: 1.027
Velocidade Incompatível: 986

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