Em ligação telefônica nesta quarta-feira (31), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva convidou o papa Francisco para uma visita ao Brasil. A conversa foi confirmada pelo petista nas redes sociais. No tuíte, o presidente disse ainda ter discutido com o pontífice sobre o conflito entre Ucrânia e Rússia.
“Conversei agora há pouco por telefone com o Papa Francisco. Cumprimentei o Papa pelos esforços na defesa na paz na Ucrânia e no combate à pobreza. Agradeci os gestos na defesa da democracia em nosso país nos últimos anos. Devemos ter uma audiência no Vaticano nos próximos meses e convidei o Santo Padre para visitar o Brasil.”
Durante a conversa, Lula expressou gratidão pela atuação da Igreja Católica no Brasil em defesa da preservação da Amazônia contra as forças que ameaçam a floresta. Ele também mencionou a solidariedade do Papa ao Brasil ao longo dos últimos anos.
O presidente compartilhou com o Santo Padre os esforços em curso no país para combater a pobreza e a fome, convidando-o a fazer uma visita ao Brasil. O convite está sob análise do Papa Francisco, que considerará a possibilidade de uma visita papal.
Leia também | TSE empossa dois ministros indicados por Lula
As duas autoridades devem ter uma audiência no Vaticano em junho ou julho deste ano. Lula ainda relatou ao papa suas conversas com outras lideranças em busca da paz na Ucrânia, e lamentou a escalada do conflito na região.
O Papa Francisco aconselhou Lula, reconhecendo sua autoridade conquistada ao longo de uma vida marcada pela coerência, a exercer liderança em sua posição atual.
*Com informações da Agência Brasil.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<