Ícone do site Portal GCMAIS

Obras de esgotamento sanitário serão realizadas em 17 cidades do Ceará; saiba mais

Obras de esgotamento sanitário serão realizadas em 17 cidades do Ceará; saiba mais

Foto: Divulgação

As obras do sistema de esgotamento sanitário dos 17 municípios das regiões metropolitana de Fortaleza e do Cariri serão coordenadas pela Ambiental Ceará. O marco inicial de intervenções acontece em dois eventos, sendo um em Maracanaú, às 9h do dia 31 de maio, e outro em Juazeiro do Norte, às 16h do dia 1º de junho. Nestes encontros, a empresa vai lançar a Rota de Obras e Melhorias, plano que reúne as principais ações previstas no primeiro ano da Parceria Público-Privada (PPP) firmada com a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece).

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<

Nos 12 meses iniciais de operação definitiva, a Ambiental Ceará vai beneficiar diretamente mais de 80 mil pessoas com a implantação de mais de 110 km de redes coletoras de esgoto, infraestrutura que vai possibilitar 24 mil novas ligações de residências no sistema de esgotamento sanitário. Ainda, Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) serão construídas e modernizadas. Por mês, mais de 380 milhões de litros de esgoto serão coletados e tratados, a partir da ampliação da cobertura do serviço.

A Rota de Obras e Melhorias tem como foco a realização de intervenções que “promovam avanços históricos”. Serão realizados mutirões de limpeza e desobstrução dos Poços de Visitas (PVs), popularmente conhecidos como tampas de esgoto; além de melhorias estruturais nas ETEs e Estações Elevatórias de Esgoto (EEEs).

A PPP de esgotamento sanitário foi firmada com o objetivo de cumprir as metas estabelecidas pelo Novo Marco Legal do Saneamento, que determina que 90% da população tenha acesso à coleta e ao tratamento de esgoto até o ano de 2033.

Publicidade

Rota de Obras no Ceará
Bloco 1 – Região Metropolitana de Fortaleza

Eusébio

Em Eusébio, as obras de universalização do saneamento vão iniciar pelo bairro Lagoinha, contemplando oito vias com a extensão de 1,2 km de rede coletora de esgoto. Essa estrutura vai permitir que 158 casas sejam interligadas ao sistema de tratamento, beneficiando mais de 500 pessoas.

Pacatuba

Região de Pacatuba mais impactada com a falta de saneamento, a Pavuna será o foco da Ambiental Ceará no início da operação assistida nesta cidade. Serão implantadas mais de 10,5 km de rede coletora de esgoto em 45 vias, incluindo a Av. José Guilherme e as ruas Santana da Paraíba, São Jorge e Ângela Barros, que conectam pontos relevantes do distrito. Essas intervenções vão viabilizar 3,4 mil novas ligações, beneficiando mais de 12 mil pessoas.

Aquiraz

Os moradores do bairro Divinéia, em Aquiraz, serão os primeiros beneficiados com as obras de acesso ao esgotamento sanitário da Ambiental Ceará no município. A região será contemplada com 1,6 km de novas redes coletoras de esgoto, viabilizando 300 ligações de casas ao sistema. Mais de 1 mil pessoas serão beneficiadas.

Cascavel

Cascavel receberá intervenções em nove vias no início da operação definitiva da Ambiental Ceará. As obras serão concentradas no Centro da cidade, com a implantação de 1,7 km de rede coletora, viabilizando mais de 600 ligações no sistema de esgotamento sanitário. Mais de 2,1 mil pessoas serão beneficiadas logo nesse início de atuação.

Maracanaú

Em Maracanaú, o bairro Industrial será o primeiro contemplado com as obras que vão universalizar o acesso ao esgotamento sanitário do município. Ao todo, será implantado 1,5 km de redes coletoras de esgoto, possibilitando 481 ligações. Mais de 1,6 mil pessoas serão beneficiadas.

Guaiúba

No município de Guaiúba, as primeiras obras estarão concentradas no bairro Pinheiro. Com um total de 1,5 km de novas redes coletoras de esgoto, as intervenções serão realizadas em 13 vias, possibilitando que 298 residências possam estar interligadas ao sistema de tratamento, beneficiando mais de 1,1 mil pessoas.

Horizonte

Nas primeiras obras da no município de Horizonte, o bairro Diadema II será contemplado com extensão de 3km de rede de esgoto, possibilitando a ligação de 486 residências ao sistema de coleta e tratamento de esgoto. As intervenções irão solucionar problemas como o vazamento de esgoto em frente à Praça da Juventude. O equipamento foi revitalizado em 2022 e tem grande fluxo de pessoas, mas é afetado pelo esgoto sem tratamento que corre ali próximo. No bairro Mangueiral, um trecho da rua José Euclides Ferreira Gomes receberá nova rede de esgoto.

Itaitinga

No município de Itaitinga, as primeiras obras de universalização do saneamento executadas pela Ambiental Ceará vão se concentrar em 10 vias do bairro Santo Antônio. Nessa região, serão implantados 4,3 km de novas redes coletoras de esgoto, viabilizando 396 ligações de casas no sistema de esgotamento sanitário. Com essas intervenções, mais de 1,4 mil pessoas serão beneficiadas.

Maranguape

O bairro Outra Banda será o primeiro de Maranguape a receber as obras de universalização do saneamento no município. Ao todo, 12 vias receberão 2,3 km de redes coletoras de esgoto, possibilitando 667 ligações no sistema de esgotamento. Essas intervenções vão beneficiar mais de 2,2 mil pessoas.

Pacajus

O Centro de Pacajus vai receber intervenções em nove vias para marcar o início das obras de universalização do saneamento básico executadas pela Ambiental Ceará. Serão implantados 2,1 km de novas redes coletoras de esgoto, viabilizando 711 ligações de casas ao sistema de esgotamento sanitário. Mais de 2,4 mil pessoas serão positivamente impactadas com essas obras.

Leia mais | Obras de saneamento básico em 24 cidades cearenses começam

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<< 

Sair da versão mobile