Segundo a tradição , quem escreve o nome na bandeira tem o milagre alcançado por Santo Antônio
Barbalha se prepara para festejos em homenagem a Santo Antônio
A cidade de Barbalha está toda enfeitada para receber os barbalhenses e visitantes durante as festividades do padroeiro Santo Antônio. “As primeiras novenas já começaram, mas o movimento é maior no Pau da Bandeira que é no domingo”, diz o mestre da cultura Cícero Barbeiro.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<
A fotógrafa Igara Sampaio está em contagem regressiva para ver o cortejo do Pau da Bandeira e pedir uma ajudinha ao santo casamenteiro para conseguir um marido. “Não casei ainda e quem sabe santo Antônio atende o meu pedido e traz um casamento para mim”, sorri a jovem.
Segundo a tradição, quem escreve o nome na bandeira tem o milagre alcançado. A maquiadora Suzane do Nascimento já conseguiu o marido, mas mesmo assim ela assina a bandeira como forma de agradecimento. “Na verdade, eu já consegui o marido há 11 anos. Quando eu assinei a bandeira, em dois meses já comecei a namorar. E em dois anos eu casei. E eu continuo assinando”, conta.
A festa de Santo Antônio de Barbalha também movimenta a economia local. O período é considerado o segundo Natal para o comércio da cidade. De acordo com a Prefeitura de Barbalha, a expectativa é que o município receba cerca de 500 mil pessoas ao longo dos dias de festividades.
Confira reportagem:
Saiba detalhes das festas de Santo Antônio, São João e São Pedro
A Igreja católica celebra as festas de Santo Antônio (dia 13), São João Batista (dia 24) e São Pedro (dia 29) em junho. As festividades são reconhecidas em todas as regiões brasileiras, especialmente no Nordeste.
As festas ganharam destaque após a expansão do cristianismo, de acordo com historiadores. Antes de assumir sua forma cristã, as festividades tiveram origem pagã no hemisfério norte, onde se festejava, em junho, o solstício de verão, para comemorar o início das colheitas.
Depois, elas ganharam novo significado e nova roupagem, tornando-se celebração da festa de São João, chamada de festa joanina (de João) e, posteriormente, junina (de junho). Nelas, Santo Antônio e São Pedro passaram a ser também celebrados.
Leia mais | São João no Ceará: confira a programação dos festejos para o início de junho
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.