41,1% dos consumidores têm planos de fazer compras nesta ocasião, conforme pesquisa da Fecomércio-CE
Dia dos Namorados movimenta comércio e gera renda para pequenos empreendedores
O mês de junho chegou e, logo nessa primeira quinzena, uma data especial movimenta o comércio: o Dia dos Namorados. O romantismo dos casais apaixonados gera renda para pequenos empreendedores e também expectativa no setor de serviço, bares e restaurantes.
Segundo a Pesquisa do Potencial de Consumo do Fortalezense para o Dia dos Namorados, realizada pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC), vinculado à Fecomércio-CE, 41,1% dos consumidores têm planos de fazer compras nesta ocasião. O estudo revela que o potencial de faturamento esperado é de R$ 210 milhões, considerando apenas a compra de presentes. Em comparação com 2022, há uma projeção de redução de 3,7%, quando 46,8% dos consumidores adquiriram presentes durante a mesma data comemorativa.
A diminuição no índice de consumo está relacionada ao atual contexto econômico desafiador, caracterizado por um alto nível de endividamento que compromete a capacidade financeira das pessoas, reduzindo sua disposição para gastar em datas comemorativas. O pagamento de juros e o esforço para quitar dívidas pendentes consomem uma parte significativa da renda, o que consequentemente diminui o poder de compra do consumidor.
Além disso, a instabilidade do mercado de trabalho exerce influência na intenção de compra, gerando insegurança financeira. Diante dessa indefinição, os consumidores preferem adiar ou reduzir seus gastos, adotando uma postura mais cautelosa. Essa atitude de precaução contribui para a diminuição da demanda e, consequentemente, para a queda no faturamento projetado, especialmente em datas comemorativas.
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Expectativas do comércio para o Dia dos Namorados
O perfil dos consumidores que afirmaram a intenção de compra de presentes, mostra predomínio do sexo masculino (48,8%), do grupo com idade entre 21 e 35 anos (48,2%) e do estrato com renda média mensal entre cinco e dez salários-mínimos (62,2%). Uma parcela relevante dos consumidores entrevistados (46,7%) pretende comemorar a data, gerando impacto significativo para o setor de serviços, principalmente em restaurantes (31,1% dos entrevistados relataram intenção do uso do serviço de refeição fora do domicílio), barracas de praia e clubes (17,7%) e cinemas (5,1%).
O consumidor pretende gastar, em média, R$ 290 com as compras de presentes, com maior potencial de consumo no grupo dos consumidores do sexo masculino (com gasto médio total de R$ 331), do estrato com idade acima de 36 anos (R$ 306) e com renda média mensal familiar entre cinco e dez salários-mínimos (R$ 326). Quanto à forma de pagamento, há o predomínio da intenção de pagamento à vista (com dinheiro, PIX ou cartão de débito), com 56,3% das respostas, seguido do uso do cartão de crédito (43,6%). Consumo de semiduráveis A intenção de compra se concentra nos chamados bens de consumo semiduráveis, com destaque para os produtos de uso pessoal, como pode ser visto a seguir:
- Itens de vestuário e acessórios, com 30,4% de intenção de consumo;
- Perfumaria e cosméticos (21,9%);
- Bombons, chocolates e trufas (10,8%);
- Sapatos, cintos e bolsas (10,0%);
- Flores (9,2%).
O comércio eletrônico foi citado por 11,8% dos entrevistados, com procura por calçados, artigos de vestuário, livros, cosméticos e itens de perfumaria. O perfil do consumidor desse canal mostra preponderância do grupo do sexo masculino (13,6% de intenção de compra pelos canais digitais), do estrato com idade até 20 anos (15,4%) e com renda familiar mensal acima de dez salários mínimos (33,4%).
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Quanto aos locais de compra, os Shopping Centers foram os mais citados, com 50,1% de resposta, seguido dos Centros Comerciais (19,1%) e das Lojas de Rua (17,0%). Apesar de a maioria (46,4%) dos consumidores não possuir data específica para as compras, parcela expressiva da movimentação poderá ser observada nos últimos dias da semana, com o sábado (32,1%), domingo (10,2%) e sexta-feira (8,7%).
Diante desses dados, é fundamental que as empresas do setor estejam atentas às preferências e tendências de consumo do público-alvo, direcionando suas estratégias de marketing e vendas conforme as demandas identificadas. A busca por produtos de uso pessoal e a crescente adesão ao comércio eletrônico são aspectos relevantes a serem considerados no planejamento e na oferta de produtos e serviços.
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