A Igreja católica celebra as festas de Santo Antônio (dia 13), São João Batista (dia 24) e São Pedro (dia 29) em junho. As festividades são reconhecidas em todas as regiões brasileiras, especialmente no Nordeste.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<
As festas ganharam destaque após a expansão do cristianismo, de acordo com historiadores. Antes de assumir sua forma cristã, as festividades tiveram origem pagã no hemisfério norte, onde se festejava, em junho, o solstício de verão, para comemorar o início das colheitas.
Depois, elas ganharam novo significado e nova roupagem, tornando-se celebração da festa de São João, chamada de festa joanina (de João) e, posteriormente, junina (de junho). Nelas, Santo Antônio e São Pedro passaram a ser também celebrados.
Santo Antônio, São João e São Pedro
Santo Antônio nasceu em Lisboa (Portugal), em 1195, e faleceu em Pádua (Itália), no dia 13 de junho de 1231. É chamado do Santo dos Pobres e também muito procurado como santo casamenteiro.
São João Batista foi o único profeta a anunciar a chegada do Messias. Ele é o único dos santos que tem o dia do nascimento e o dia da morte celebrados.
São Pedro foi o primeiro a professar a fé no Cristo, quando disse: ‘Eu sei que tu és o Messias, o filho do Deus vivo’ (Mt 16,16).
Leia mais | São João no Ceará: confira a programação dos festejos para o início de junho
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<