O plano de Rota de Obras e Melhorias foi lançado nesta quinta-feira (1º), em evento realizado no Horto do Padre Cícero. O projeto da Ambiental Ceará reúne as principais ações previstas no primeiro ano da Parceria Público-Privada (PPP) firmada com a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). Na ocasião, a empresa apresentou as intervenções que serão realizadas na operação definitiva do sistema de esgotamento sanitário dos seis municípios da Região Metropolitana do Cariri.
O diretor-presidente da Ambiental Ceará, André Facó, ressaltou as transformações que o projeto de universalização do esgotamento sanitário trará para as cidades beneficiadas. “Estamos aqui para trabalhar e poder proporcionar mudanças de vidas, mais saúde, dignidade humana, geração de renda, valorização imobiliária, equilíbrio ambiental e sustentabilidade econômica”, reforçou o diretor.
O presidente da Cagece, Neuri Freitas, ressaltou que a Ambiental Ceará passará a atender com a PPP um total de 4,3 milhões de pessoas.
“Este é o equivalente a 78% da população que a Cagece operava até hoje. Então, é um projeto grandioso, com o maior investimento que o Ceará já teve em saneamento sanitário. A Ambiental Ceará agora terá a missão de operar, manter, realizar melhorias na infraestrutura existente e ampliar a rede de esgoto desses 17 municípios para que, até 2033, tenham 90% da cobertura de esgoto”, afirmou Neuri Freitas.
O evento, que marcou o início do trabalho de saneamento básico nas 17 cidades das regiões metropolitanas de Fortaleza e do Cariri, contou com a presença de prefeitos, secretários municipais, vereadores, lideranças comunitárias e moradores locais.
Intervenções em curso
Nos próximos 12 meses de operação definitiva, a Ambiental Ceará planeja beneficiar mais de 80 mil pessoas com a implantação de mais de 110 km de redes coletoras de esgoto. Isso possibilitará a conexão de 24 mil novas residências ao sistema de esgotamento sanitário. Além disso, serão construídas e modernizadas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs). Com a ampliação da cobertura do serviço, mais de 380 milhões de litros de esgoto serão coletados e tratados mensalmente.
O plano de Rota de Obras e Melhorias também inclui o uso do robô San, que realizará o videomonitoramento das redes de esgoto. Essa tecnologia permitirá o acompanhamento do despejo irregular de esgoto nas tubulações. As operações da rede de esgotamento sanitário nas regiões metropolitanas de Fortaleza e do Cariri serão gerenciadas pelos Centros de Operações Integradas (COIs), localizados em Maracanaú e Juazeiro do Norte, respectivamente. A partir desses centros, as equipes da Ambiental Ceará monitorarão em tempo real os níveis dos poços, o status das bombas e identificarão falhas no sistema.
PPP do Esgoto
A PPP de esgotamento sanitário foi firmada para cumprir as metas estabelecidas pelo Novo Marco Legal do Saneamento, que determina que 90% da população tenha acesso à coleta e ao tratamento de esgoto até o ano de 2033.
O Bloco 1 contempla os municípios de Aquiraz, Cascavel, Chorozinho, Eusébio, Guaiúba, Horizonte, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape, Pacajus, Pacatuba, Juazeiro do Norte, Barbalha, Farias Brito, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri.
Leia também | Ceará tem maior reserva hídrica em 10 anos; veja dados
A PPP do Ceará conta também com o Bloco 2, que engloba os municípios de Fortaleza, Caucaia, Paracuru, Paraipaba, São Gonçalo do Amarante, São Luís do Curu e Trairi, cujo contrato foi assinado no último dia 16 de maio e está em fase de operação assistida.
A Ambiental Ceará também realizará serviços comerciais que impactam diretamente no esgotamento sanitário, como substituição de hidrômetros, padronização de ligações, atualização cadastral e fiscalização e combate às fraudes. Já a Cagece segue responsável pelo abastecimento de água e atendimento ao cliente.
Aegea Saneamento
A Ambiental Ceará é uma empresa da Aegea, criada em 2010 e líder no setor privado de saneamento básico no Brasil. Ao todo, a Aegea atua em 178 municípios, em 13 estados brasileiros, atendendo aproximadamente 26 milhões de habitantes. O grupo já opera no Ceará, por meio da concessão da Ambiental Crato, no município do Crato, onde a cobertura de esgoto saltou, em apenas 120 dias, de 3% para 16%, devendo avançar para 50% até 2024.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<