O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) inicia, nesta segunda-feira (5), uma nova campanha de incentivo à doação de sangue. Com o slogan “Conectados pela Solidariedade”, a iniciativa será realizada até o dia 30 de junho em Fortaleza e nas unidades regionais de Crato, Iguatu, Juazeiro do Norte, Sobral e Quixadá. A ação ocorre em alusão ao Junho Vermelho, mês no qual o debate sobre o tema é ampliado.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
A campanha tem como objetivo homenagear os doadores de sangue e chamar a atenção da sociedade para a importância do gesto voluntário. O projeto reunirá estratégias de marketing nas redes sociais, peças ilustrativas em cartazes, ações educativas e blitze de conscientização.
“Os apoios da população, de empresas e de organizações são fundamentais para promover a temática e conscientizar um público maior de voluntários. Queremos parabenizar e agradecer a todos os doadores que nos ajudam na missão de salvar vidas e convidar aquelas pessoas que ainda não realizaram esse gesto de solidariedade, a se engajarem”, destaca Nágela Lima, coordenadora de captação de doadores do Hemoce.
No lançamento da campanha, o Hemoce realiza o dia D de conscientização sobre a doação de sangue. A instituição motiva a sociedade a vestir uma peça de roupa na cor vermelha e fazer um registro nas redes sociais com a #EuVistoVermelho.
Hemoce lança campanha Junho Vermelho
Em 14 de junho, comemora-se o Dia Mundial do Doador de Sangue. Para celebrar a data, o Hemoce prepara uma programação especial para receber os voluntários, em Fortaleza e no Interior, com ações e serviços de beleza, além de apresentações artísticas e musicais.
Durante o mês de junho, diversos equipamentos públicos e privados no Estado receberão iluminação de vermelho para sensibilizar a população sobre a importância da doação de sangue, como o Alto do Cristo, em Sobral. As unidades do Vapt Vupt em Sobral e Juazeiro do Norte, além dos postos situados nos bairros Messejana e Antônio Bezerra, na Capital, também ganham a cor vermelha.
Como doar?
Para se candidatar à doação de sangue, é preciso estar saudável, bem alimentado, pesar acima de 50 kg, ter de 16 a 69 anos e apresentar um documento oficial com foto. Os menores de idade devem portar o termo de consentimento assinado pelos pais ou responsável legal. Os doadores podem agendar um horário pelo site ou pelos telefones de cada unidade.
Em Fortaleza, a população pode doar na sede do Hemoce, na Av. José Bastos, 3390 – Rodolfo Teófilo; no posto de coleta da Praça Carlos Alberto Studart Gomes (Praça das Flores), na Av. Desembargador Moreira, s/n – Aldeota; na unidade do Hemoce no Instituto Dr. José Frota (IJF), na Rua Barão do Rio Branco, 1816 – Centro; e no posto de coleta temporário no Shopping Parangaba, na Rua Germano Franck, 300 – Parangaba.
Já no Interior, os voluntários podem fazer doações nas unidades regionais das cidades de Crato, Sobral, Quixadá, Iguatu e Juazeiro do Norte.
Leia também | Hemoce lança nova campanha de doação de sangue nesta segunda-feira (21)