O dia de Corpus Christi, celebrado na próxima quinta-feira (8), atrai milhares de fiéis com a tradição dos tapetes decorativos em Fortaleza. O ritual acontece há vários anos na Paróquia do Cristo Rei, no bairro Aldeota. Os tapetes são feitos de vários materiais, que misturam areia, pedras e pedaços de ferro e são usados durante as procissões da eucaristia.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Neste dia, grupos de pessoas nas comunidades se unem para a elaboração e construção dos tradicionais tapetes coloridos por onde o cortejo do Santíssimo Sacramento passará. Na Arquidiocese de Fortaleza, quase todas as paróquias realizam essa atividade que inclui crianças, jovens, adultos e idosos na véspera da celebração.
“O tapete de Corpus Christi nasce da questão da veneração do amor à eucaristia pelos católicos. Desde há muito tempo é feita essa procissão e se colocou o tapete como forma de lembrar a entrada de Jesus em Jerusalém, onde as crianças e o povo o saudaram, com ramos, com palmas de oliveira. E aqui a gente saúda o nosso Rei e Salvador através da arte e da criatividade”, explica a irmã Patricia.
Tapetes de Corpus Christi
O dia de Corpus Christi representa um momento de silêncio, adoração e perdão para os católicos. A data é de extrema importância para os fiéis e celebra o Ministério da Eucaristia, que é o sacramento do sangue e corpo de Jesus Cristo.
Leia mais | Confira os horários de missas nas paróquias de Fortaleza no feriado de Corpus Christi
A liturgia de Corpus Christi teve início na Bélgica, no século XIII, quando uma freira afirmou ter tido visões de Jesus demonstrando-lhe o desejo que a Eucaristia fosse celebrada com mais vigor pelos fiéis.
Leia também | Feriado de Corpus Christi mantém tradição dos tapetes decorativos em Fortaleza