A paralisação no Ceará contou com a adesão das subseções da JFCE de Sobral, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Maracanaú e Limoeiro do Norte.
Servidores da Justiça Federal no Ceará seguem com paralisação nesta terça-feira (6)
Servidores da Justiça Federal no Ceará realizaram paralisação nesta segunda-feira (5) e seguem até esta terça-feira (6), de 10h às 17h. A categoria defende a manutenção do auxílio-saúde e do direito de escolha. A manifestação foi motivada pela decisão do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) de retirar o benefício dos trabalhadores.
Segundo o Sindicato dos Trabalhadores da Justiça Federal no Ceará (Sintrajufe/CE), a decisão do TRF5 acarretará um grande impacto financeiro, podendo representar uma perda de 20% a 30% de seus vencimentos, caso precisem aderir a um plano de autogestão proposto pelo Tribunal.
A paralisação no Ceará contou com a adesão das subseções da JFCE de Sobral, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Maracanaú e Limoeiro do Norte. Durante o movimento, a categoria decidiu que as paralisações serão realizadas nos dias 5, 6, 13 e 14 de junho. Servidores da Justiça Federal em Alagoas (JFAL) também estão acompanhando as próximas datas de paralisação.
Paralisação dos Servidores da Justiça Federal do Ceará
Além do Ceará, a decisão do Tribunal Federal impacta servidores dos estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe. Alguns destes estados também estão aderindo ao movimento, pois muitos servidores possuem, atualmente, um plano de saúde de muitos anos, no qual fazem tratamento de doenças pré-existentes, câncer e acompanhamento de dependentes autistas, que poderão ter a saúde comprometida ao perder o auxílio. A migração para a autogestão proposta pelo Tribunal é inviável por possuir valores muito altos para a realidade financeira dos servidores.
Caso o requerimento de manutenção do auxílio-saúde dos servidores da Justiça Federal no Ceará na 5ª Região não seja atendido, a possibilidade de greve não está descartada. A categoria segue em mobilização em defesa de seus direitos.
Leia também | Elmano anuncia aumento das bolsas de pesquisa científica para estudantes no Ceará
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.