CULTURA

Pau da Bandeira: solteiras fazem simpatia em busca de casamento em Barbalha; entenda a tradição

Solteiras se destacam nesta época do ano com a “Noite das Solteironas”, no Cariri

Compartilhe:
6 de junho de 2023
Portal GCMAIS

A alegria toma de conta da região do Cariri, no interior do Ceará. Em Barbalha, a festa de Santo Antônio anima todos os públicos. Solteiras se destacam nesta época do ano com a “Noite das Solteironas”.

Pau da Bandeira: solteiras fazem simpatia em busca de casamento em Barbalha; entenda a tradição
Foto: Prefeitura de Barbalha

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Foi ao som de música regional e muita tradição que teve início a festa de Santo Antônio de Barbalha, no fim de semana. A Noite das Solteironas é tradição nos festejos. Em vários pontos, muitas mulheres fizeram simpatia para arrumar um marido. “Tem que sentar no Pau, pegar lasquinha e confiar em Santo Antônio”, disse a jornalista Fernanda Alves.

Além de tomar um chá da casca do Pau da Bandeira, vale tudo para achar o príncipe encantado. Na simpatia das treze fitas no bolo, a estudante Lorena Amorim puxou e veio a aliança, símbolo do matrimônio. “Tem que ser um pretende bom, né?! Se Santo Antônio me deu”, disse. O hasteamento do hasteamento do Pau da Bandeira foi realizado no domingo (4).

Depois do cortejo do Pau da Bandeira de Santo Antônio, a “Noite das Solteironas”, que aconteceu no sábado (3), é considerado um dos eventos mais populares dos festejos do padroeiro barbalhense.

“Que a política cultural também continue perseverando nas tradições. Elas podem até enfraquecer, mas não morrem. Elas são eternas”, disse o cantor João Cláudio Moreno, um dos artistas do festejo.

Confira reportagem completa

Tradição do Pau da Bandeira

Reconhecida como Patrimônio Cultural Brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio de Barbalha acontece tradicionalmente no início de junho e movimenta as ruas da cidade com apresentações artísticas, quermesses, cortejos e missas, além do famoso hasteamento do mastro.

‌Este ano, o mastro possui 23 metros e pesa em torno de 2,5 toneladas. O tronco de Jatobá foi carregado por cerca de 300 pessoas, entre carregadores e auxiliares de apoio, e percorreram com emoção as ruas da cidade.

Conforme a tradição católica, quem escreve o nome na bandeira tem o milagre alcançado. A festa de Santo Antônio de Barbalha também movimenta a economia local. O período é considerado o segundo Natal para o comércio da cidade. De acordo com a Prefeitura de Barbalha, a expectativa é que o município receba cerca de 500 mil pessoas ao longo dos dias de festividades.

O festejo, que atrai turistas de todos os lugares, não acontecia de forma presencial desde 2020, quando foi cancelado em virtude dos altos índices de casos de Covid-19 na região.

De acordo com a organização da festa, cerca de 250 mil pessoas acompanharam as festividades ao longo de todo final de semana. A programação da Festa de Santo Antônio segue até o próximo dia 13 de junho, como show de encerramento com o Padre Fábio de Melo, aos pés da estátua de Santo Antônio, no Alto da Alegria.

Confira a programação completa no site da Prefeitura de Barbalha AQUI

Leia mais | São João no Ceará: confira a programação dos festejos para o início de junho

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<< 

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.