PESQUISA DO PROCON

Dia dos Namorados: preços de presentes e serviços podem variar até 663% em Fortaleza

Levantamento traz 63 opções de presentes, serviços e destinos turísticos para a data, que é comemorada na próxima segunda-feira (12)

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7 de junho de 2023
Portal GCMAIS

Os preços de presentes e serviços para o Dia dos Namorados podem variar até 663% em Fortaleza, conforme pesquisa do Departamento Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon) divulgada nesta quarta-feira (7). O levantamento traz 63 opções de presentes, serviços e destinos turísticos para a data, que é comemorada na próxima segunda-feira (12).

Dia dos Namorados: preços de presentes e serviços podem variar até 663% em Fortaleza
Foto: Marcos Moura/Prefeitura de Fortaleza

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Existem opções de presentes entre R$ 70,90, se a opção for uma máquina de cortar cabelo, a R$ 9.999,00, se o presente for um aparelho celular importado. A pesquisa foi realizada entre os dias 29 de maio e 2 de junho em nove lojas físicas, no Centro, bem como em 10 lojas virtuais, além de floriculturas e empresas de cestas de café da manhã localizadas em todas as Regionais de Fortaleza.

Entre as nove lojas físicas pesquisadas, no Centro de Fortaleza, a maior variação está no preço de um aparelho celular. O mesmo produto, da mesma marca, pode custar de R$ 1.199,00 a R$ 1.999,00, uma diferença de 66,72%. O segundo item que mais varia de preços entre lojas do Centro é o barbeador elétrico, que pode ser comprado de R$ 149,90 a R$ 239,90, conferindo uma variação de 60,04%.

Preços de presentes para o Dia dos Namorados

Para os casais que desejarem passar o Dia dos Namorados em suítes especiais, em motéis da Capital, o preço para permanência de até três horas pode variar de R$ 55,00, no Itaperi (Regional 8), a R$ 420,00, na Luciano Cavalcante (Regional 7), uma diferença de 663,64%.

Se a opção for um presente mais romântico, a opção do ramalhete de rosas, com 12 unidades, que pode ser comprado pelo mesmo preço de R$ 150,00, nos bairros Carlito Pamplona, Parangaba e Conjunto Ceará. A mesma quantidade de rosas, na Aldeota, sai por R$ 240,00, uma diferença de 60%.

Eneylândia Rabelo, presidente do Procon Fortaleza, lembra que, nas compras em lojas físicas, o estabelecimento não tem obrigação de trocar o produto quando a troca for motivada por cor, modelo ou tamanho.

“O lojista não tem essa obrigatoriedade, mas se assim prometer terá que cumprir com a promessa de troca. Nestes casos, orientamos que o consumidor peça por escrito a política de troca do estabelecimento, descrevendo em quais situações aceita a devolução ou troca, bem como os dias para realização”, esclareceu.

Hospedagens

O Procon também pesquisou preços de destinos turísticos cearenses mais buscados para o fim de semana próximo ao Dia dos Namorados e encontrou variação de preços, para uma mesma região, de até 2.700% na hospedagem em quartos simples (standard) compreendendo o preço de uma diária com café da manhã.

Cuidados e direitos

  • Guarde os anúncios e propagandas de eventos e hospedagens, bem como os recibos e comprovantes de pagamento, caso registre uma reclamação;
  • No pagamento virtual, imprima a página e guarde-a para sua segurança. Faça reservas em hotéis e pousadas com antecedência;
  • É recomendável que o consumidor somente efetue compras em sites confiáveis. Para verificar a segurança da página, ele deve clicar num símbolo de cadeado que aparece no canto da barra de endereço ou no rodapé da tela. O endereço da loja virtual deve começar com https://
  • Todo site deve exibir o CNPJ da empresa ou o CPF da pessoa responsável, além de informar o endereço físico onde a loja possa ser encontrada ou o endereço eletrônico para que possa ser contatada;
  • Analise a descrição do produto e compare com outras marcas;
  • Guarde encartes e anúncios publicitários de hospedagens, bem como de contratação de serviços;
  • É muito importante imprimir ou salvar todos os documentos que demonstrem a oferta e confirmação do pedido (comprovante de pagamento, contrato, anúncios etc);
  • Computadores de acesso público não devem ser usados para comércio eletrônico ou internet banking;
  • Produto em promoção ou liquidação, possui as mesmas garantias previstas no Código de Defesa do Consumidor (CDC);
  • Na compra de eletroeletrônicos, peça para testar o funcionamento do aparelho;
  • Nas compras feitas pela internet, por telefone ou catálogo, existe o “direito de arrependimento” para desistir da compra sem qualquer motivo. O prazo para desistência é de sete dias, a contar da data de recebimento do produto;
  • No pagamento com cartão de débito/crédito, poderá haver diferenciação de preços em relação a valores pagos em dinheiro;
  • A loja não é obrigada a trocar o presente que não tenha defeito. No entanto, se o vendedor afirmar que realizará a troca, em qualquer situação, o consumidor deverá solicitar por escrito;
  • A garantia legal de produto/serviço não durável é de 30 dias e de produto/serviço durável é de 90 dias, de acordo com o CDC;
  • A garantia legal é complementar à contratual. Portanto, se um produto tem garantia do fabricante de 12 meses, a garantia total deverá ser acrescida de mais 90 dias da garantia legal, ou seja, 15 meses;
  • Se houver divergência entre o preço anunciado com o registrado no caixa, o consumidor deverá pagar o menor valor;
  • Peça a nota fiscal com a discriminação do produto ou do serviço detalhadamente.

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