DECRETO DO GOVERNO

Após mais de 3 anos, emergência de Covid-19 chega ao fim no Ceará

Com isso, o uso de máscara em equipamentos de saúde não é mais obrigatório

Compartilhe:
8 de junho de 2023
Portal GCMAIS

A situação de emergência de Covid-19 no Ceará está oficialmente encerrada. O decreto do governador Elmano de Freitas (PT) foi publicado na noite dessa quarta-feira (7) no Diário Oficial do Estado. Dessa forma, o uso de máscara em equipamentos de saúde não é mais obrigatório.

Após mais de 3 anos, emergência de Covid-19 chega ao fim no Ceará
Foto: Governo do Ceará

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Conforme o decreto, a decisão considera “os dados positivos da Covid-19 apurados nas últimas semanas, os quais, segundo os especialistas, não mais justificam a manutenção da situação de emergência decorrente da pandemia”. Apesar do fim da emergência, é recomendado que o uso de máscara seja mantido em pacientes sintomáticos, idosos ou com comorbidades que acessem unidades de saúde.

Fim da emergência de Covid-19 no Ceará

Ainda de acordo com o documento, a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) e os órgãos municipais competentes “se encarregarão do monitoramento dos dados epidemiológicos e assistenciais, para avaliação e permanente acompanhamento da Covid-19”.

A situação de emergência devido à pandemia de Covid-19 no Ceará estava em vigor desde o dia 16 de março de 2020, por determinação do então governador Camilo Santana (PT).

Situação global

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou, no início de maio, que a Covid-19 não é mais uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII), o mais alto título de alerta da entidade. Pelas estimativas da OMS, a doença matou mais de 7 milhões de em todo o mundo. A entidade destacou, no entanto, que a decisão não altera o título de pandemia de Covid-19.

Leia também | OMS declara fim da emergência de saúde da pandemia de Covid-19

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.