SÉRIE ESPECIAL

Caminhos do Lixo: saiba como realizar o descarte da forma correta

Doenças foram erradicadas ou tiveram os casos reduzidos a partir da coleta seletiva e das ações de limpeza de canais, lagoas e rios

Compartilhe:
8 de junho de 2023
Portal GCMAIS

O Jornal da Cidade desta quinta-feira (8) exibiu a terceira e última reportagem da série especial “Caminhos do Lixo”, na TV Cidade Fortaleza (canal 8.1). A produção traz exemplos de como o descarte correto do lixo contribui para a infraestrutura da cidade e para melhores índices de saúde. Algumas doenças foram erradicadas ou tiveram os casos reduzidos a partir da coleta seletiva e das ações de limpeza de canais, lagoas e rios.

Caminhos do Lixo: saiba como realizar o descarte da forma correta
Foto: Reprodução

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

De janeiro a maio de 2023, a Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) registrou mais de 2.200 denúncias de pontos de descarte irregulares na capital. Conforme a gerente de monitoramento do órgão, Rebeca Silveira, a população pode contribuir com o trabalho de fiscalização e ajudar a manter a cidade limpa.

“Qualquer pessoa que esteja verificando flagrante de descarte irregular de resíduos, principalmente nos logradouros públicos, nas praças, nos canteiros centrais, em terrenos baldios, pode estar sua fazendo sua denúncia para a Agefis. Nós temos 3 canais de denúncias: o aplicativo Fiscalize Fortaleza, o site denuncia.agefis.fortaleza.ce.gov.br e o telefone 156”, informou Rebeca.

Prejuízos do descarte incorreto

O lixo descartado de forma incorreta entope bueiros, redes de drenagem e até esgoto, trazendo uma série de problemas. Desde o ano passado, a Prefeitura de Fortaleza já removeu 430 toneladas de dejetos durante a inspeção de 94 km de galerias pluviais.

De acordo com o secretário da Gestão Regional de Fortaleza, Ferruccio Feitosa, nos últimos 5 meses, 80% dos canais da capital já foram limpos, mais de 2.700 toneladas de bocas de lobo desobstruídas e mais de 32 mil toneladas de lixo retiradas dos recursos hídricos da cidade.

“Na hora que você tira o lixo da sua casa, eliminando aquilo sem esperar a coleta domiciliar que passa 3 vezes por semana na sua rua, entenda que você está prejudicando toda uma comunidade, porque no momento em que aquele resíduo vai para uma boca de lobo, isso vai causar alagamentos e comprometer não só a saúde como os bens da comunidade”, afirmou Ferruccio.

Descarte correto sinônimo de saúde

As doenças causadas pelo lixo estão fortemente associados aos vetores e à presença de água contaminada. Os principais patógenos são:

  • Propagadas por mosquitos: dengue, febre amarela, arboviroses, elefantíase, malária, chikungunya;
  • Propagadas por moscas: giardíase, disenteria, amebíase, cólera, salmonelose;
  • Propagadas por baratas e formigas: giardíase, cólera e diarreia;
  • Propagadas por ratos: leptospirose, peste bubônica, tifo.

“Nós podemos citar desde doenças da pele, causadas por bactérias, passando por doenças diarreicas e temos também a proliferação de roedores. A gente sabe que os ratos são causadores de várias doenças, sendo a mais grave delas a leptospirose”, ressaltou o médico infectologista Roberto da Justa.

Série especial Caminhos do Lixo

Leia também | Caminhos do Lixo: conheça a tecnologia que recebe recicláveis e troca por benefícios em Fortaleza

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.