“O risco é a transmissão da doença, a conhecida Doença de Chagas. É uma patologia que pode causar problemas cardiorrespiratórios, sobretudo”, destaca Atualpa Soares, gerente da cédula de vigilância sanitária
Doença de Chagas: saiba como combater o inseto barbeiro
O barbeiro é um inseto bem pequeno. É através dele que acontece a contaminação em humanos da Doença de Chagas. A doença é causada por um protozoário, o trypanosoma cruzi, presente nas fezes do animal contaminado. Uma vez em contato com a pele, causa coceira e acaba sendo um ponto de entrada do protozoário na corrente sanguínea.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
“O risco é a transmissão da doença, a conhecida Doença de Chagas. É uma patologia que pode causar problemas cardiorrespiratórios, sobretudo. A pessoa pode ter dificuldade cardíacas e pulmonares a médio e longo prazo. E é uma doença mais de zona rural. A população deve ficar atenta e fazer o possível para prevenir e evitar que o inseto fique alojado na residência ou ao redor da casa”, orientou Atualpa Soares, gerente da cédula de vigilância sanitária.
Agentes de vigilância ambiental do centro de controle de zoonoses de Fortaleza realizam trabalhos constantes de prevenção e de controle da proliferação do inseto. Uma vez identificada a presença do barbeiro, os agentes ambientais realizam ações constantes de fiscalização e de controle quimico. Esse trabalho é feito a cada seus meses por tempo indeterminado.
“O inseto é capaz de colocar qualquer vida para trás”, disse o aposentado José Martins. Apesar de não ser muito frequente na zona urbana, é possível encontrar esses insetos em alguns locais, como em meio a entulhos, por exemplo. A orientação da Prefeitura de Fortaleza é comunicar o centro de zoonoses caso seja encontrado o inseto em casa.
Confira reportagem completa
Leia mais | Fiocruz investiga pacientes com doença da vaca louca
Prevenção
Ainda não há vacina contra a doença de Chagas e sua incidência está diretamente relacionada às condições habitacionais. Cuidados com a conservação das casas, aplicação sistemática de inseticidas e utilização de telas em portas e janelas são algumas das medidas preventivas que devem ser adotadas, principalmente em ambientes rurais. A melhor forma de prevenção é o combate ao inseto transmissor, destaca a Fiocruz.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.