A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) deve anunciar reajuste dos planos de saúde individuais e familiares nesta segunda-feira (12). A aprovação do teto está entre os itens previstos para a reunião da diretoria colegiada da agência.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
O percentual máximo de reajuste será válido para o período de 1º de maio de 2023 a 30 de abril de 2024. De acordo com expectativas da Associação Brasileira de Planos de Saúde (Abramge), o reajuste a ser autorizado deve ficar entre 10% e 12%. A projeção da agência leva em consideração dados do setor disponibilizados no portal da ANS e cálculo de consultorias especializadas.
A ANS aprova, anualmente, o limite para os planos individuais e familiares. Já o percentual de revisão dos coletivos é determinado a partir das negociações das próprias operadoras. Em abril, o Brasil tinha um total de quase 50,6 milhões de beneficiários de planos de saúde, de acordo com dados divulgados pela ANS.
Vale lembrar que no ano passado, a ANS aprovou um reajuste anual máximo de 15,5% para os planos individuais e familiares. Foi a maior alta autorizada desde 2000, quando entrou em vigor o modelo atual de reajuste. O avanço veio após os planos terem reajuste negativo (-8,19%), pela primeira vez, em 2021.
Leia mais | Ceará atinge maior número de usuários de planos de saúde em 3 anos
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<