MEIO AMBIENTE

Praia do Cumbuco é pré-aprovada para a renovação nacional da chancela ecológica Bandeira Azul

Localizada no município de Caucaia, praia segue como a única do Ceará a receber a certificação internacional de boas práticas ambientais

Compartilhe:
12 de junho de 2023
Portal GCMAIS

A praia do Cumbuco foi pré-aprovada para a renovação nacional da chancela ecológica Bandeira Azul, o maior prêmio ecológico internacional concedido às praias, marinas e embarcações de turismo que demonstram boas práticas ambientais. A conquista foi confirmada durante a reunião do júri nacional do programa Bandeira Azul, realizada no dia Mundial do Meio Ambiente, na última segunda-feira (5). A pré-aprovação garante a renovação do selo na temporada 2023/2024.

Praia do Cumbuco é pré-aprovada para a renovação nacional da chancela ecológica Bandeira Azul
Foto: Divulgação

A praia do Cumbuco passou por uma rigorosa avaliação baseada em critérios como gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança, serviços, turismo sustentável e responsabilidade social, entre outros. A aprovação prévia pelo júri nacional coloca o Cumbuco entre os 44 candidatos recomendados para avaliação do Júri Internacional.

Nessa fase final do processo, o Júri Internacional se reunirá em setembro, em Copenhague, na Dinamarca, para realizar a avaliação definitiva. Serão analisadas as 34 praias e 11 marinas pré-aprovadas nacionalmente, incluindo o Cumbuco, para conceder a certificação Bandeira Azul. A chancela reconhece e premia os esforços em prol da preservação ambiental e do turismo sustentável, destacando destinos que se comprometem com a conservação da natureza e a qualidade de suas praias e serviços.

O Júri Nacional do Programa Bandeira Azul Brasil foi composto por representantes do Ministério do Turismo (MTur), Secretaria do Patrimônio da União (SPU), do Instituto Ambientes em Rede (IAR), da Associação Náutica Brasileira (ACATMAR), da Agência Brasileira de Gerenciamento Costeiro, da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA), da Associação Nacional de Municípios de Meio Ambiente (ANAMMA) e da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (ABEMA).

O prefeito de Caucaia, Vitor Valim, comemorou a novidade e destacou a alegria de renovar a certificação.

“É com muita felicidade que recebo essa notícia. Isso mostra que estamos no caminho certo. No caminho da sustentabilidade e respeito ao nosso meio ambiente marinho. A Prefeitura de Caucaia trabalha seriamente para a sustentabilidade do nosso município através de diversas iniciativas como ações de limpeza da orla, revitalização das praias e do entorno e educação ambiental da nossa população”, pontuou o prefeito.

O presidente do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC), Leandro Araújo, destacou que para a renovação do Programa Bandeira Azul, o município segue com atividades de monitoramento da qualidade da água, educação ambiental, limpeza de praias e a adequação da sinalização na praia do Cumbuco. Além disso, o presidente do Imac reforçou que o órgão segue desenvolvendo atividades para manter o cuidado com o meio ambiente em toda a extensão do litoral do município.

“É importante lembrar que todo o litoral da cidade de Caucaia é considerado excelente pelas análises de balneabilidade até agora executadas. Portanto, são próprias para as atividades de lazer e esporte”, reforçou Leandro.

A conquista da Bandeira Azul significa respeito ao meio ambiente e oportunidade de desenvolvimento sustentável para o turismo de Caucaia. A secretária de Turismo e Cultura de Caucaia ressaltou o feito.

“A conquista da certificação internacional Bandeira Azul para a nova temporada 2023/2024 é um grande diferencial para qualquer destino turístico, e estamos muitos felizes com a renovação dessa certificação pois gera confiança nos turistas, tanto nacionais quanto estrangeiros, que buscam destinos sustentáveis para suas viagens. Com a Bandeira Azul, a praia do Cumbuco se posiciona cada vez mais como um destino que valoriza a preservação ambiental, o que atrai mais turistas, aumenta o tempo de permanência e estimula a economia local”, concluiu Lívia.

Compromisso com o meio ambiente

O presidente do Imac, Leandro Araújo, destaca que, além de dessas iniciativas citadas, Caucaia segue com um trabalho sério de monitoramento permanente da balneabilidade da praia, limpeza contínua da orla, além do programa de monitoramento das tartarugas marinhas, que, até o momento conta com 136 ninhos monitorados nessa temporada de 2022/2023. Vale ressaltar que Caucaia é o primeiro município do Ceará e o segundo do Brasil a ter autorização ambiental concedida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio) para monitorar ninhos de tartarugas. O Imac realiza esse trabalho em todo o litoral caucaiense. Essa conquista se deve ao investimento em ações de preservação e monitoramento desenvolvidas pela gestão municipal atual.

Bandeira Azul no Cumbuco

A praia do Cumbuco recebeu, pela primeira vez, em novembro de 2022, a certificação Bandeira Azul, chancela internacional que atesta as boas práticas ambientais da gestão no litoral. A Bandeira Azul está hasteada na praia do Cumbuco, em frente à Barraca Katavento, e é o símbolo do reconhecimento das ações das políticas públicas ambientais da Prefeitura de Caucaia no litoral.

Confira a lista de praias e marinas pré-aprovadas pelo Júri Nacional – Temporada 2023/2024

LISTA DE PRAIAS PRÉ-APROVADAS:

Praia do Cumbuco, Caucaia – CE
Praia do Patacho, Porto de Pedras – AL
Praia de Itacimirim, Camaçari – BA
Praia de Guarajuba, Camaçari – BA
Praia da Viração, Salvador – BA
Praia de Nossa Senhora de Guadalupe, Salvador – BA
Praia do Forno, Armação de Búzios – RJ
Praia da Azeda e Azedinha, Armação de Búzios – RJ
Praia do Peró, Cabo Frio – RJ
Praia de Ubás, Iguaba Grande – RJ
Praia de Sossego, Niterói – RJ
Prainha, Rio de Janeiro – RJ
Praia da Reserva, Rio de Janeiro – RJ
Praia das Pedras de Sapatiba, São Pedro da Aldeira – RJ
Praia de Itaúna, Saquarema – RJ
Praia do Estaleiro, Balneário Camboriú – SC
Praia do Estaleirinho, Balneário Camboriú – SC
Praia de Taquaras, Balneário Camboriú – SC
Praia de Piçarras, Balneário Piçarras – SC
Praia da Ponta do Jaques, Balneário Piçarras – SC
Praia da Conceição, Bombinhas – SC
Praia de Quatro llha, Bombinhas – SC
Praia do Mariscal, Bombinhas – SC
Lagoa do Peri, Florianópolis – SC
Praia Grande, Governador Celso Ramos – SC
Prainha de Itá, Itá – SC
Praia Grande, Penha – SC
Praia da Saudade, Penha – SC
Praia da Bacia da Vovó, Penha – SC
Praia do Ervino, São Francisco do Sul – SC
Praia do Forte, São Francisco do Sul – SC
Praia Grande, São Francisco do Sul – SC
Praia da Saudade, São Francisco do Sul – SC
Praia do Tombo, Guarujá – SP

Leia mais | Estado tem maior reserva hídrica dos últimos 10 anos e já atingiu 44% da capacidade total

LISTA DE MARINAS PRÉ-APROVADAS:

Yacht Clube da Bahia, Salvador – BA
Marina Costabella, Angra dos Reis – RJ
Iate Clube de Santos, Angra dos Reis – RJ
Tedesco Marina, Balneário Camboriú – SC
Iate Clube de Santa Catarina Veleiros da Ilha, Florianópolis – SC
Marina Conceição, Florianópolis – SC
Marina Itajaí, Itajaí – SC
Iate Clube de Santos, Guarujá – SP
Marinas Nacionais, Guarujá – SP
Voga Marina, Ubatuba – SP
Marina Kauai, Ubatuba – SP

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<< 

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.