INTERNACIONAL

Donald Trump comparece a tribunal em Miami e declara inocência

Ex-presidente dos EUA é acusado de ter retirado documentos sigilosos da Casa Branca

Compartilhe:
13 de junho de 2023
Portal GCMAIS

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, compareceu em um tribunal de Miami, nesta terça-feira (13), para enfrentar as acusações de manipulação indevida de segredos do governo. Essa é a primeira vez na história americana em que um ex-chefe de Estado é indiciado por um grande júri federal.

Donald Trump comparece a tribunal em Miami e declara inocência
Foto: Reprodução/ ABC News TV

Para garantir a segurança no local, as medidas de proteção foram intensificadas ao redor do tribunal, situado no centro da cidade. Trump enfrentará mais de 30 acusações relacionadas à remoção ilegal de dezenas de documentos sigilosos quando deixou a Casa Branca em 2021, bem como à obstrução dos esforços para recuperá-los.

O político republicano é acusado de ter levado consigo para sua residência em Mar-a-Lago, na Flórida, documentos de caráter confidencial, colocando em risco a segurança nacional. As acusações ressaltam a gravidade do caso, que envolve alegações de manipulação indevida de informações sensíveis e possíveis violações das leis de segurança do país.

“Um dos dias mais tristes na história do nosso país. Somos uma nação em declínio”, disse Trump em sua plataforma Truth Social enquanto era levado para a corte. Ele repetiu ser vítima de uma “caça às bruxas”. Na mesma rede social, chamou o procurador Jack Smith de “lunático”.

Ele é alvo de 37 acusações, incluindo “retenção ilegal de informações vinculadas à segurança nacional, obstrução de Justiça e falso testemunho”.

Segundo uma fonte judicial, o ex-presidente deverá se submeter aos mesmos procedimentos que os demais acusados, como tomada de impressões digitais e de fotografias, que não serão divulgadas.

Leia mais | Donald Trump anuncia pré-candidatura à Presidência dos Estados Unidos

Derrota de Donald Trump

Donald Trump foi eleito presidente dos Estados Unidos em 2016, mas foi derrotado na eleição seguinte, em 2020, por Joe Biden, do Partido Democrata, quando tentava se reeleger. Não é comum presidentes no cargo não serem reeleitos. No Brasil aconteceu a mesma coisa, quando, em 2022, Jair Bolsonaro foi derrotado por Lula.
Após a derrota, Trump já dava sinais de que gostaria de ser o candidato do Partido Republicano em 2024, o que tem ganhado força. O evento desse sábado foi mais uma prova de que ele está em campanha para ser o candidato do partido.

*Com informações do portal parceiro R7.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.