Ícone do site Portal GCMAIS

Em live, Lula anuncia ‘novo PAC’ e elogia agronegócio brasileiro

Em live, Lula anuncia 'novo PAC' e elogia agronegócio brasileiro

Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta terça-feira (13), durante estreia do bate-papo semanal Conversa com o Presidente, que deve lançar no próximo dia 2 de julho o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para a realização de obras de infraestrutura no Brasil.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

“Fazer reforma e reconstruir é muito mais difícil do que fazer uma coisa nova. Como nós tínhamos uma quantidade enorme de políticas públicas que tinham dado certo, a gente então resolveu recriar essas políticas públicas para, a partir do dia 2 de julho, lançar um grande programa de obras, um grande programa para o desenvolvimento nacional, com obras de infraestrutura em todas as áreas.”

Lula anuncia ‘novo PAC’

Durante a transmissão, Lula disse ter encontrado cerca de 14 mil obras paradas quando assumiu o governo em janeiro – 4 mil apenas na área da educação. “O povo brasileiro tem que ter um pouquinho de paciência porque não vai ter fake news no nosso governo”.

“Governar é como plantar uma árvore. Você plantou uma árvore frutífera, você tem que aguar, tem que ter sol e tem que esperar os frutos aparecerem. Primeiro aparece uma flor, depois, um botão. Depois esse fruto vai crescendo, vai ficando bom, vai ficando maduro e a gente come. Nós estamos nessa fase em que amadureceu. Já sabemos o que fazer daqui pra frente. Sabemos que temos que fazer muito mais do que fizemos em qualquer outro mandato que nós tivemos porque precisamos reconstruir o Brasil.”

Agronegócio

Na ocasião, o presidente afirmou que o agronegócio deu um salto de qualidade por conta do financiamento feito ao setor em seus governos anteriores.

Publicidade

“Eu nunca tive problema com agronegócio. Eu governei oito anos esse país e eles sabem o que nós fizemos por eles. Eles sabem que temos muita responsabilidade com o salto de qualidade que deu a agricultura brasileira por causa do financiamento que nós fazíamos”, disse Lula durante conversa com o jornalista Marcos Uchôa.

Para o presidente, não há incompatibilidade entre pequenos e médios produtores. Lula antecipou que os ministérios da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário anunciarão um novo Plano Safra, que deve incluir também os pequenos produtores. Segundo o presidente, entre as medidas avaliadas para agricultura familiar está o estabelecimento de preços mínimos para a venda da produção.

“Vamos anunciar o Plano Safra agora, tanto para a agricultura familiar quanto para o agronegócio, e eles vão perceber que da parte do governo não há nenhuma objeção a eles”, disse.

Com informações da Agência Brasil

Leia também | Governo articula para não alterar texto do marco fiscal

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile