SAÚDE

Fortaleza terá mutirão de exames gratuitos para identificar escoliose

Crianças e adolescentes com idade entre 8 e 14 anos podem estar sofrendo de escoliose sem saber do problema

Compartilhe:
13 de junho de 2023
Portal GCMAIS

Para alertar sobre a gravidade da escoliose, será realizado neste mês de junho, em todo o Brasil, uma ação nacional promovida pela Associação Brasileira de Tratamento da Escoliose (ABTE). A iniciativa busca realizar avaliações posturais gratuitas em crianças de 8 a 14 anos, com foco na detecção da escoliose, além de oferecer orientação e encaminhamento para o tratamento. O mutirão de atendimento para identificar escoliose ocorre em Fortaleza, no dia 24 de junho, sábado, durante todo o dia.

Fortaleza terá mutirão de exames gratuitos para identificar escoliose
Foto: Reprodução

O telefone para marcar o exame no mutirão da escoliose é o (85) 9 8673.60-30

A importância do diagnóstico precoce é ressaltada, uma vez que muitas pessoas não se preocupam com o problema. O alerta é direcionado aos pais, para identificarem se os filhos apresentam algum indício de assimetrias no corpo, como desalinhamento de ombros, tronco, cintura e quadris. Caso identifiquem alguma dessas características, é recomendado buscar a avaliação de um especialista ou aproveitar a oportunidade de realizar a avaliação gratuita com a Dra. Aline Vasques, fisioterapeuta que representa a ABTE no Ceará, ou na clínica Somnis, onde ocorrerão as avaliações.

Crianças e adolescentes com idade entre 8 e 14 anos podem estar sofrendo de escoliose sem saber do problema. A história de uma paciente exemplifica a importância do diagnóstico precoce: quando ela chegou à consulta, apresentava dois desvios na coluna, um na dorsal alta e outro no dorso lombar. Após sete meses de tratamento, um dos problemas foi resolvido. A escoliose pode se manifestar em crianças e adolescentes dessa faixa etária.

O diagnóstico precoce facilita o tratamento e pode evitar complicações futuras. Portanto, no dia 24 de junho, durante todo o dia, a Associação Brasileira de Tratamento da Escoliose realizará testes gratuitos em crianças e adolescentes. A ação é uma oportunidade importante para identificar precocemente essa condição e garantir o encaminhamento adequado para o tratamento, proporcionando uma melhor qualidade de vida aos pacientes.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

O que é escoliose

A escoliose é uma condição em que a coluna vertebral se curva lateralmente, formando uma curvatura em formato de “S” ou “C”. Essa curva anormal da coluna pode causar dor, desconforto e impactar a postura e a mobilidade do indivíduo. A detecção precoce e o tratamento adequado são fundamentais para minimizar os sintomas e evitar complicações futuras. Por meio de avaliações posturais e acompanhamento médico especializado, é possível oferecer suporte e qualidade de vida aos pacientes com escoliose.

A maioria dos casos de escoliose em crianças é idiopática, o que significa que a causa é desconhecida. Porém, existem outros tipos de escoliose, que podem ser causados por problemas neuromusculares, congênitos ou lesões na coluna vertebral.

Sintomas da doença

Existem algumas maneiras de perceber sinais de que uma criança pode ter escoliose. Aqui estão algumas das coisas que você pode observar:

Desalinhamento dos ombros;
Desvio da coluna;
Protuberância nas costas;
Dificuldade em manter a postura.
É importante lembrar que esses sinais podem ser sutis e podem ser facilmente confundidos com outros problemas de saúde. Se você suspeita que a criança possa ter escoliose, o melhor levá-la para uma avaliação com um fisioterapeuta ou ortopedista pediátrico.

Leia mais | Desenrola Brasil poderá reduzir em até 40% inadimplência no país

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.