Ícone do site Portal GCMAIS

Fóssil Ubirajara jubatus é devolvido pela Alemanha ao Cariri cearense

Fóssil Ubirajara jubatus é devolvido pela Alemanha ao Cariri cearense

Foto: Agência Brasil

O fóssil Ubirajara jubatus foi devolvido ao Cariri cearense após anos de negociações em quase três décadas desde que foi contrabandeado do Brasil para Alemanha. O exemplar de um dinossauro ancestral das aves, que viveu há 110 milhões de anos, é o primeiro da espécie encontrado na América Latina e o mais antigo da Bacia do Araripe, na divisa entre Ceará, Piauí e Pernambuco.

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

O fóssil deve chegar em território cearense até quarta-feira (14), de acordo com estimativas do Governo do Ceará.  Retirado de forma irregular do Brasil nos anos 90, o fóssil estava no Museu Estadual de História Natural Karlsruhe, na Alemanha e retornou à origem no dia 4 de junho. O fóssil do tamanho de uma galinha e revestido por penas está em duas placas (positiva e negativa) medindo uma placa 47 centímetros (cm) por 46 cm x 4 cm, pesando cerca de 11,5 kg. A segunda placa mede 47 cm x 46 cm x 3 cm, com peso aproximado de 8,0 kg.

Para celebrar a repatriação do fóssil, o Ministério das Ciências e Tecnologia, o governo do Ceará, a Universidade Regional do Cariri e representantes do governo alemão fizeram cerimônia solene na segunda-feira (12). O Museu Nacional do Rio de Janeiro chegou a ser cogitado como local de abrigo ao fóssil do dinossauro.

No entanto, Ubirajara jubatus fará parte do acervo do Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, que pertence Universidade Regional do Cariri, na cidade de Santana do Cariri, no Ceará. O local recebe, em média, 2 mil visitantes por mês. (Com informações da Agência Brasil)

Publicidade

Leia mais | Museu Nacional anuncia descoberta de dinossauro muito raro

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<< 

Sair da versão mobile