Fortaleza recebe, a partir desta quarta-feira (14), a exposição “Arte da Terra” que apresenta as obras do artista cearense Demeilson Ferreira. A mostra acontece no Hotel Sonata de Iracema e promete encantar o público com uma variedade de trabalhos que exploram a linguagem regionalista em pinturas e desenhos, utilizando técnicas como aquarela, pontilhismo, nanquim, grafite, carvão, tinta acrílica, entre outras.
Demeilson Ferreira demonstra versatilidade ao trabalhar com diferentes suportes, como papel, telas, tecidos, painéis, pedras e peças, utilizando suas diversas habilidades artísticas. A exposição “Arte da Terra” vai além da apreciação visual, abordando a poética raiz do nosso povo. Através das obras, é possível enaltecer as riquezas naturais da fauna e flora, celebrar nossa cultura e valorizar nossa arte e nossa gente. Essa união contribui de forma ativa para a sustentabilidade e a valorização da arte em nossa região.
Os visitantes terão a oportunidade de imergir nessa experiência artística, apreciando as obras que retratam a essência da terra cearense e resgatam elementos marcantes da nossa identidade cultural. A exposição “Arte da Terra” é um convite para explorar e valorizar as belezas que nos cercam, despertando uma consciência para a preservação do meio ambiente e o fortalecimento da arte local.
Serviço
Abertura Exposição “ARTE DA TERRA”
14 de junho, 18h às 21hs
Visitação: De segunda a domingo, horários 8h até 21hs
Local: Hotel Sonata de Iracema, Av. Beira Mar, 848 – Praia de Iracema, Fortaleza/CE
Gratuito e aberto ao público.
Saiba mais Demeilson Ferreira
Com formação autodidata, e com extremo interesse na apreciação de pinturas e desenhos de grandes mestres modernistas, desde 2016 Demeilson Ferreira atua profissionalmente como artista visual e tem desenvolvido com primazia suas técnicas mostrando profundo sentimento, e originalidade através de temática regionalista.
Com influências do modernismo e do contemporâneo, o artista cria suas obras em suportes como papel, telas, tecidos e peças utilizando nessas extensões suas variadas habilidades. Objetivando desenvolver trabalhos artísticos exclusivos através de técnicas como: Aquarela, pontilhismo e nanquim o artista tem o papel como seu principal suporte no processo criativo, dentre papeis que utiliza está o papel artesanal confeccionados a partir do filtro de café, fibra de bananeira e espada de são Jorge. O uso de tintas artesanais também é uma preferência do artista, uma delas é extraída da vegetação nativa do Ceará e produzida por ele mesmo chamada tinta de barbatimão.
Despertado para arte ainda na infância Demeilson foi notado por professores, e colegas que percebiam suas
habilidades artísticas por meio de pinturas e desenhos. O tempo passou e o pequeno menino que se destacava por suas aptidões na arte se tornou artista visual. A união de elementos como suas memórias afetivas da infância, vivências da vida interiorana, as relações com a simplicidade da vida no sertão e retratos da vida cotidiana fazem parte das referências presentes na identidade distribuídas em suas obras temáticas pelos quais o artista é conhecido atualmente.
Ao longo de sua trajetória artística, Demeilson sentia a necessidade de desenvolver um estilo próprio em seus
trabalhos. E por meio de estudos, experimentos, e anos de dedicação tem utilizado de recursos que possam
agregar maior nível de originalidade e identidade exclusiva aos seus trabalhos. Técnicas como: aquarela,
pontilhismo, nanquim, grafite, aerógrafa, tinta acrílica e etc; e diferentes suportes como papel, telas, tecido,
painéis e peças são aplicados nas criações do artista. Na diversidade das cores que compõem a paleta do artista predominam diversos tons terrosos, pigmentos minerais extraídos de forma artesanal, – da moagem, peneiração à mistura dos aglutinantes. As tintas naturais auxiliam o processo de produção trazendo diversas experiências de conexões com a natureza.
Leia mais | Carros populares: confira novos preços dos 10 veículos mais baratos do Brasil
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<