PATRIMÔNIO DO BRASIL

Saiba detalhes do fóssil Ubirajara jubatus, repatriado para o Cariri cearense

Retirado de forma irregular do Brasil nos anos 90, o fóssil estava no Museu Estadual de História Natural Karlsruhe, na Alemanha e retornou à origem no dia 4 de junho

Compartilhe:
14 de junho de 2023
Portal GCMAIS

O fóssil Ubirajara jubatus está sendo devolvido ao Cariri cearense após anos de negociações em quase três décadas desde que foi contrabandeado do Brasil para Alemanha. O exemplar de um dinossauro ancestral das aves, que viveu há 110 milhões de anos, é o primeiro da espécie encontrado na América Latina e o mais antigo da Bacia do Araripe, na divisa entre Ceará, Piauí e Pernambuco.

Saiba detalhes do fóssil Ubirajara jubatus, repatriado para o Cariri cearense
Foto: Agência Brasil

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Retirado de forma irregular do Brasil nos anos 90, o fóssil estava no Museu Estadual de História Natural Karlsruhe, na Alemanha e retornou à origem no dia 4 de junho. O fóssil do tamanho de uma galinha e revestido por penas está em duas placas (positiva e negativa) medindo uma placa 47 centímetros (cm) por 46 cm x 4 cm, pesando cerca de 11,5 kg. A segunda placa mede 47 cm x 46 cm x 3 cm, com peso aproximado de 8,0 kg.

Ubirajara jubatus foi um dinossauro datado do período Cretáceo, que viveu há cerca de 110 milhões de anos. Em 2020, um grupo de pesquisadores alemães publicou um artigo científico no periódico Cretaceus Research com detalhes sobre o fóssil, sua origem e nomeando o mesmo. Essa ação levou à mobilização da comunidade científica brasileira e internacional para a retirada do artigo de circulação e devolução do patrimônio à sua terra de origem.

O fóssil Ubirajara jubatus dará mais um passo em sua jornada de retorno ao seu sítio nesta quarta-feira (14), quando será oficialmente apresentado aos cearenses em uma cerimônia no Palácio da Abolição. O evento contará com a presença do governador Elmano de Freitas. Durante a solenidade, o patrimônio será entregue ao Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, da Universidade Regional do Cariri (Urca), localizado em Santana do Cariri, onde poderá ser apreciado e estudado.

A cerimônia de repatriação do fóssil do dinossauro Ubirajara jubatus foi realizada na última segunda-feira (12), em Brasília, com a presença de autoridades brasileiras e alemãs. A relíquia foi levada ilegalmente da Bacia do Araripe, no Cariri, para a Alemanha há quase 30 anos.

Leia mais | Cerimônia de apresentação do fóssil Ubirajara jubatus acontece nesta quarta-feira (14)

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.