Ícone do site Portal GCMAIS

PF deflagra nova fase de operação contra fraudes no INSS

PF deflagra nova fase de operação contra grupo criminoso suspeito de fraudes contra benefícios da Previdência

Foto: Divulgação/PF

A Polícia Federal deflagrou a Operação NOVO Oriente 327, na manhã desta quinta-feira (15), com o “objetivo de instruir inquérito policial que apura suposta organização criminosa que atuava instalando equipamentos eletrônicos em computadores de Previdência Social, para a captura de senha de servidores do INSS (fraudes)”. Os fraudadores atuavam criminosamente para a reativação de benefícios previdenciários inativos, liberação e contratação de empréstimos consignados, aponta investigação.

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

A corporação atua em conjunto com o Núcleo Regional de Inteligência Previdenciária- NUINP/CE, da Coordenação de Inteligência Previdenciária – COINP, do Ministério da Previdência Social. O aprofundamento da investigação apontou indícios de que dois integrantes da suposta organização criminosa investigada são responsáveis por arregimentar uma estagiária do INSS e fornecer equipamentos para o esquema criminoso, com o fim de reativar benefícios previdenciários criminosamente. A dupla é alvo da operação Novo Oriente 327 e está foragida. A PF atua para prender os dois investigados.

As condutas dos investigados podem configurar o cometimento, em tese, dos crimes de organização criminosa, falsidade e estelionato previdenciário, com penas que podem chegar a 30 anos de prisão. As investigações continuam, com análise do material apreendido, visando a identificação dos demais membros da organização criminosa e individualização das condutas.

Leia mais | Suspeitos de captar senhas de servidores do INSS são alvos de operação da PF no Ceará

Publicidade

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<< 

Sair da versão mobile