Ícone do site Portal GCMAIS

Veja como votaram os deputados federais cearenses no projeto que torna crime discriminar políticos

Veja como votaram os deputados federais cearenses no projeto que torna crime discriminar políticos

Foto: Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que prevê a criminalização de pessoas “politicamente expostas”. Com placar de 252 votos a favor e 163 contrários a votação “relâmpago” foi realizada na noite de quarta-feira (14). Treze deputados federais cearenses votaram a favor do projeto que torna crime discriminar políticos. O texto que é de autoria da deputada federal Danielle Cunha (União Brasil-RJ), filha do deputado cassado Eduardo Cunha.

A proposta aprovada determina que indivíduos que se enquadrem nas categorias de políticos, magistrados, parentes e pessoas relacionadas a autoridades não podem ser alvo de discriminação devido a processos judiciais ou investigações em andamento, sejam eles relacionados à corrupção, improbidade ou outros tipos de apurações. Conforme o projeto, que agora segue para o Senado, essa proteção será válida por um período de cinco anos após o indivíduo deixar o cargo. Os deputados retiraram do texto o artigo que criminalizava a injúria contra autoridades investigadas, ou seja, ofender um político envolvido em um processo por corrupção não seria mais considerado crime.

O projeto foi aprovado em regime de urgência, o que significa que o texto não precisou passar por discussões nas comissões temáticas e foi diretamente analisado e votado em plenário.

A autoria da proposta é da deputada Dani Cunha, do partido União-RJ, que é filha do ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha. O texto estabelece sanções para aqueles que praticarem “discriminação” contra pessoas devido à sua condição de “politicamente exposta”.

O presidente da Câmara, Arthur Lira, do partido PP-AL, afirmou que, caso o projeto não fosse votado, a Câmara continuaria permitindo que “parlamentares fossem agredidos em aviões, hotéis e festas”.

Publicidade

Como votaram os deputados federais cearenses no projeto que torna crime discriminar políticos:

A favor foram 13 deputados:
– André Figueredo, Moses Rodrigues, Mauro Filho, José Airton, Luizianne Lins, Leônidas Cristino, Danilo Forte, Eunicio Oliveira, Fernanda Pessoa, Idilvan Alencar, Mateus Noronha, Enfermeura Ana Paula e José Guimarães;

Apenas três deputados foram contra:

– André Fernandes
– Dayany Bitencourt
– Dr. Jaziel

Ausentes: 6 deputados

– AJ Albuquerque
– Célio Studart
– Luiz Gastão
– Júnior Mano
– Yury do Paredão
– Domingos Neto

Leia também | ESocial só poderá ser acessado com contas gov.br prata ou ouro

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Sair da versão mobile