O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), lamentou não ter viajado para Rio Verde (GO) nesta sexta-feira (16), por causa do mau tempo, para a inauguração da Ferrovia Norte-Sul ao lado do ex-presidente José Sarney. Por meio de um vídeo nas redes sociais, Lula falou sobre a conclusão das obras, que foram iniciadas na década de 1980.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
“Estou aqui com o presidente Sarney na Base Aérea de Brasília, porque nós íamos para a cidade de Rio Verde de Goiás, inaugurar, finalmente, a conclusão da ferrovia Norte-Sul. Hoje iríamos inaugurar juntos a ferrovia. Não deu, mas espero em breve visitar Rio Verde, ao lado de Sarney, para celebrarmos esse marco para o Brasil”, diz Lula na gravação.
A ferrovia Norte-Sul foi um projeto iniciado pelo presidente Sarney em 1987. Nos meus governos e da @dilmabr, fizemos 90% da obra. Hoje iríamos inaugurar juntos a ferrovia. Não deu, mas espero em breve visitar Rio Verde, ao lado de Sarney, para celebrarmos esse marco para o… pic.twitter.com/GP14qK9T4W
— Lula (@LulaOficial) June 16, 2023
Conforme o Palácio do Planalto, o presidente aguardou por 1 hora e 20 minutos na Base Aérea de Brasília, mas não decolou para Rio Verde e retornou para o Palácio da Alvorada.
Lula e Sarney inaugurariam ferrovia Norte-Sul
A ligação ferroviária é considerada a espinha dorsal do sistema brasileiro de transporte sobre trilhos, pois conecta os portos de Itaqui, no Maranhão, ao de Santos, em São Paulo. A construção começou ainda na segunda metade da década de 1980. Ao todo, a ferrovia completa tem 2.257 quilômetros e atravessa quatro regiões.
Iniciada em 1986, a Ferrovia Norte Sul evoluiu pouco nas primeiras décadas e só ganhou impulso a partir de 2007, quando passou a receber investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), no segundo mandato de Lula. Nessa época, o trecho de Açailândia (MA) a Porto Nacional (TO) foi concedido para operação pela VLI Logística. Já a empresa Rumo passou a gerir o tramo centro-sul da ferrovia, entre Porto Nacional (TO) e Estrela D’Oeste (SP), em um trecho de 1.537 km. No interior de São Paulo, a ferrovia se conecta com a Malha Paulista, que vai até o litoral.
Leia também | Em live, Lula anuncia ‘novo PAC’ e elogia agronegócio brasileiro