Ícone do site Portal GCMAIS

Grupo é preso suspeito de aplicar golpes usando nome do Detran

Polícia Civil prende idosa suspeita de chefiar facção criminosa em Beberibe

Foto: Divulgação/Polícia Civil

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), em coordenação com as autoridades de São Paulo e Piauí, realizou a Operação Hemera, nessa sexta-feira (16), resultando na prisão de dois homens e uma mulher. O grupo preso é acusado de fazer parte de um grupo criminoso envolvido em estelionato e lavagem de dinheiro, utilizando o nome do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE).

A investigação, liderada pela Delegacia de Combate à Corrupção (Decor) da PC-CE, iniciou após o próprio Detran-CE registrar uma denúncia. Conforme as informações levantadas, os dois homens presos, identificados como Ricky Wesley Jorge dos Santos, de 36 anos, e Francisco Gomes da Silva Neto, estabeleciam contato com possíveis compradores, alegando trabalhar para o Detran-CE e oferecendo veículos a preços abaixo do mercado. Eles justificavam os valores dizendo que os carros e motocicletas de luxo eram provenientes de leilões do Departamento. Após ganhar a confiança dos compradores com as primeiras transações, informavam que possuíam um lote maior de veículos, como Evoque, Hilux ou Corolla, por exemplo. No entanto, para adquirir esses veículos, as vítimas deveriam realizar um depósito com o valor total do lote. Após o depósito, os veículos não eram entregues aos compradores.

Após tomar conhecimento da situação, o Detran acionou a Polícia Civil, que iniciou as diligências e oitivas relacionadas à denúncia. Com as informações coletadas, foram solicitados mandados de prisão preventiva e busca e apreensão domiciliar à Justiça. Os mandados foram deferidos pela Vara de Delitos de Organizações Criminosas e cumpridos com o apoio das Polícias Civis de São Paulo e Piauí, nas cidades de Bom Jesus dos Perdões e Uruçuí, respectivamente. No Ceará, a PC-CE efetuou a prisão de Mayana Viana Germano, de 21 anos, na cidade de Madalena, no Ceará. Com ela, foram encontradas também munições de calibre ponto 380, resultando em uma prisão em flagrante por posse ilegal de arma de fogo.

Durante a operação, a PC-CE apreendeu celulares, documentos de veículos, cópias de contratos de compra e venda de veículos, uma motocicleta e um veículo Jeep Renegade. Além das prisões e apreensões, foram realizados o bloqueio de contas-correntes e a quebra de sigilo bancário e fiscal dos investigados. A Polícia Civil do Ceará realizará uma análise detalhada para identificar outros possíveis integrantes do grupo criminoso.

Leia também | Ceará confirma quatro casos da febre maculosa; saiba detalhes sobre a doença

Publicidade

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<< 

Sair da versão mobile